Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Após perder 10 eleições, Herbert Amazonas planeja ser vereador pelo PT

Ao 63 anos, Herbert Amazonas Massulo diz que está de malas prontas para o Partido dos Trabalhadores (PT) e sonha com cadeira na Câmara Municipal de Manaus.

Após perder 10 eleições, Herbert Amazonas planeja ser vereador pelo PT

(Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Manaus (AM) – Figura conhecida na esquerda amazonense, Herbert Amazonas Massulo, de 63 anos, também tem fama de ser persistente quando o assunto é conseguir um cargo político no estado. Após várias tentativas de  candidaturas para os cargos majoritários de governador, prefeito e proporcional de vereador, ele acumula cinco derrotas em eleições para o governo, três para prefeitura e duas para vereador. Mesmo com esse histórico nada otimista, Herbert ainda não pensa em parar.

Apesar das derrotas, ao ser procurado pelo Portal AM1, Massulo afirmou que “tem pretensão de sair candidato a vereador, porém, vai esperar como vai ficar a sua situação política”. Ele ainda criticou o partido em que está filiado atualmente e estuda uma vaga no Partido dos Trabalhadores (PT).

Disputas marcadas por derrotas

Tendo disputado todas as eleições majoritárias pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), uma sigla com viés socialista e de extrema esquerda, o político não alcançava números significativos em quantidade de votos, tendo ocupado, muitas vezes, a última colocação entre os candidatos.

A sua primeira derrota para o Governo do Amazonas foi no ano de 1998, ano que Amazonino Mendes e Eduardo Braga brigavam pela vaga, o que deixou Herbert com apenas 6.380 votos, sendo 0,8% dos válidos.

Após o feito, Massulo não desistiu e, dessa vez, tentou a Prefeitura de Manaus em 2000, e foi o sexto colocado de oito candidatos, com 1.151 votos.

Com a intercalação das eleições municipais, Herbert tentou, pela segunda vez, o cargo de governador, em 2002, porém, seu desempenho foi menor em comparação às últimas eleições para o cargo. Foram 2.202 votos, 0,2% dos válidos, e ficou em última posição.

Novamente, Massulo decidiu a sorte em uma eleição municipal, a de 2004, mas também ficou como último colocado, com 3.062 votos.

As eleições seguintes que o esquerdista disputou foram para governo, em 2006 e 2010, sendo que, nas duas, ele ficou na penúltima posição. Em 2008, foi a primeira vez que Herbert não tentou eleições seguidas. No entanto, em 2012 decidiu, novamente, tentar o cargo de chefe Executivo Municipal, mas falhou.

A última majoritária que o candidato disputou foi em 2014, e também foi o seu “adeus” ao PSTU como candidato, já que concorreu novamente em 2020, dessa vez, para vereador e pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em 2020, obteve apenas 420 votos, o que não o elegeu para a Casa Legislativa.

Estado político atual

Herbert Amazonas estava filiado ao PSTU desde a sua fundação, em 1994, mas em 2020 decidiu se filiar ao Psol. O Portal AM1 entrou em contato com a presidente do Psol, Mena Bianca, para confirmar se o político se mantinha na sigla, e a representante informou que sim, contudo, não deve permanecer.

“[Ele] foi candidato a vereador em 2020 aqui no Psol, mas, recentemente, ele nos contou que está de malas prontas para ir para o PT”, revelou Mena.

Segundo a presidente, o político ainda participou da última plenária do Psol, no dia 12 de agosto, e verbalizou em diálogo que está apenas esperando confirmação da filiação dele no Partido dos Trabalhadores (PT).

Ao ser procurado pela reportagem, Herbert confirmou que está em discussões com o partido.

Segundo o político, a sua saída do Psol se dá por motivos internos da própria sigla, e ressaltou que “o Psol tem sérios problemas de organização, que acaba prejudicando o crescimento do partido, e o pior que o partido fica estagnado sem ter para onde seguir”.

LEIA MAIS: