Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Após ser especulado como candidato ao Senado, Marcelo Ramos elogia Omar Aziz

Se especula que Omar Aziz pode desistir do Senado em 2022 para concorrer à vaga de deputado federal

Após ser especulado como candidato ao Senado, Marcelo Ramos elogia Omar Aziz

Fotos: Reprodução

Após especulação de que pretende disputar uma cadeira no Senado, nas eleições em 2022, o deputado federal Marcelo Ramos (PL) elogiou o senador Omar Aziz (PSD), nesta terça-feira (9), e descartou a possível candidatura no próximo ano.

“Neste momento grave, não há espaço para discutir eleição. Todas as minhas energias estão direcionadas para ajudar o Amazonas. Não serei candidato contra o senador Omar, porque acho que ele é muito importante para o Amazonas, pela força que tem no Senado”, disse Ramos.

O deputado estava sendo especulado para o Senado. Segundo informações dos bastidores, ele tem interesse em alcançar voos mais altos e isso vem se confirmando com a conquista do seu atual cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Omar

Se de um lado Marcelo Ramos deixa claro que não quer concorrer com Omar, no outro, as especulações são de que Omar pode desistir do Senado em 2022 para concorrer à vaga de deputado federal.

Isso se dá pelo risco de o senador amazonense obter uma rejeição nas urnas. E, com receio, adotar estratégia do deputado federal Aécio Neves (PSDB). Aécio, desistiu de concorrer à reeleição ao Senado em 2018 e conseguiu ser eleito deputado federal.

Leia mais: Marcelo Ramos afirma que pandemia ‘freia’ impeachment de Bolsonaro

Já Omar, quando disputou o Governo do Amazonas, em 2018, obteve apenas 142.804 votos, o que equivale a 8,07% do eleitorado.

A quantidade é bem menor do que a conquistada em 2014, quando venceu a eleição para senador. Foram 930 mil votos, representando 58,51%.

Risco da Maus Caminhos

Além disso, outro risco que Omar não quer enfrentar é que, caso perca a eleição para o Senado, ele perderá benefícios políticos, incluindo o foro privilegiado, que vem lhe protegendo, uma vez que a Operação Maus Caminhos pode respingar nele.

Leia mais: Em dois anos o polo de concentrados da ZFM está condenado a morrer, avalia Omar Aziz

Em 2019, três anos após deflagrada, a Maus Caminhos – investigação que apura esquema criminoso que desviou milhões da saúde do Amazonas – prendeu três irmãos de Omar Aziz e, ainda, sua esposa, Nejmi Aziz (PSD), que hoje é deputada estadual recém-empossada. Nessa época, Omar também chegou a prestar depoimento à Polícia Federal.

Leia mais: Nejmi Aziz estreia como deputada e se diz solidária com crise na saúde do AM

A Operação Maus Caminhos, entre outras coisas, investiga esquema de desvio de recursos realizado pelo Instituto Novos Caminhos (INC), que passou a prestar serviço ao Estado do Amazonas no período em que Omar foi governador, de 2010 a 2014.

Outros nomes

Na corrida das eleições de 2022, estão cotados para concorrer ao Senado o ex-candidato a prefeito de Manaus, Coronel Menezes (Patriota); Marcelo Ramos; o ex-prefeito Arthur Neto (PSDB); Luiz Castro (Rede); Zé Ricardo (PTT) e Amazonino Mendes (Podemos).