Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Arthur Neto critica PSDB e diz que Doria tem ‘capacidade de mudar a realidade do país’

Ex-prefeito de Manaus, que perdeu as prévias para Doria, diz que não é hora de apoiar Tebet.

Arthur Neto critica PSDB e diz que Doria tem ‘capacidade de mudar a realidade do país’

Fotos: Divulgação

Durante entrevista para uma emissora nacional, nesta terça-feira (17), o ex-senador e ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB) disse que o resultado das prévias que elegeram João Doria como pré-candidato do partido à Presidência precisam ser respeitados e critica a questão interna do PSDB, que precisa levar as questões à Justiça, para poder serem resolvidas .

Leia mais: Sem avisar Doria, PSDB reúne com MDB para decidir escolha de candidato a presidente

“O PSDB precisa ser mais Franco Montoro e menos centrão. Precisamos de figuras ao nível de Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e tantos nomes que fizeram história na política com caráter e compromisso com a democracia e com os brasileiros. Confio na capacidade do João Doria de governar, de mudar a realidade do país. Não creio que seja a hora de já buscar união com a Simone Tebet, figura que admiro e tenho muito respeito. É hora de humildade, de deixar os egos de lado” frisou Arthur Neto.

O ex-prefeito de Manaus também comentou as questões internas do partido em que é filiado, o PSDB. Para Arthur Neto, o ex-governador de São Paulo, João Doria, acenou à executiva nacional do PSDB que está à disposição do partido para discutir a candidatura da legenda ao Palácio do Planalto, porém, devido estratégia do comando do presidente nacional do partido, Bruno Araújo, em tentar pressionar Doria a desistir de sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto, abrindo mão da disputa para a senadora Simone Tebet, há desconforto dentro do próprio partido.

Leia mais: PSDB pressiona Doria para que tenha ‘gesto de grandeza’ e desista da candidatura à Presidência

Reunião

Os tucanos devem se reunir nesta quarta-feira (18) com a cúpula do partido para tratar a questão.

Enquanto isso, Doria tenta ganhar tempo para esboçar uma estratégia de reação que garanta a sua candidatura na disputa presidencial.

A hipótese de judicializar o tema, recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi levantada por aliados de Doria caso o partido desista do nome do ex-governador de São Paulo como pré-candidato.

Doria, que venceu as prévias do partido para escolha do candidato à Presidência realizada em novembro de 2021, divulgou no último sábado (14) uma carta de sete páginas endereçada a Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, reafirmando que o resultado da prévia não pode ser modificado “no tapetão”. O presidente do PSDB tem negociado com o MDB e Cidadania.