Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Bolsonaro chama de ‘pequeno problema’ a crise no polo de concentrados da ZFM

A alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do setor caiu para 4% retirando competitividade do Polo Industrial de Manaus

Bolsonaro chama de ‘pequeno problema’ a crise no polo de concentrados da ZFM

“Houve um lapso, um pequeno problema sobre a taxação dos concentrados”, declarou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a redução para 4% da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do Polo de Concentrados que retira competitividade do Polo Industrial de Manaus. 

No vídeo publicado nas redes sociais do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), o presidente afirma que “já está acertado” com o ministro Paulo Guedes que irá “continuar essa escadinha”, sem explicar qual percentual será utilizado.

“Já está acertado com o Ministro da Economia. Vamos continuar essa escadinha de modo que todos possam se adequar e ninguém tenha prejuízo”, disse Bolsonaro.

“Escadinha”

Para o coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, senador Omar Aziz (PSD), a declaração do presidente é “super positiva”, mas ele desconhece a intenção do presidente em chamar de “escadinha” a alíquota do IPI dos concentrados.

“Náo há ninguém acima do presidente que possa dizer algo melhor do que isso. O Ministro ficou de nos dar uma resposta amanhã. Precisamos manter a nossa competitividade e pra gente a fala do presidente nos deixa mais tranquilo”, disse Omar.

Leia mais em: Paulo Guedes promete solução em 72h para a crise no polo de concentrados

Já o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) foi taxativo, para ele a escadinha significa “matar (o PIM) aos poucos”.

Veja abaixo o vídeo