Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Campeão de faltas nos três primeiros meses de trabalho na CMM é ex-candidato ao Senado

As ausências registradas no site do Parlamento são referentes às sessões ordinárias e ordens do dia – momento em que os vereadores votam os projetos de lei.

Campeão de faltas nos três primeiros meses de trabalho na CMM é ex-candidato ao Senado

Elissandro Bessa (Foto: CMM/Redes sociais)

Manaus (AM) – O vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), que concorreu ao cargo de senador nas eleições do ano passado, é o campeão de faltas nos primeiros três meses de trabalho deste ano na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com um total de onze ausências.

O período corresponde especificamente aos meses de fevereiro, março e abril, que estão disponíveis para consulta no site oficial da Casa Legislativa, em ‘Atividade Legislativa – Plenário – Frequência’.

Dessas onze faltas, somente sete foram registradas no mês de março; três em fevereiro e uma no mês de abril. Bessa exerce atualmente o seu segundo mandato como vereador.

No primeiro mês de trabalho do Parlamento Municipal, Elissandro faltou no último dia do mês, dia 28. Já em março, ele se ausentou no dia 1º, ou seja, em duas sessões seguidas, uma vez que faltou no último dia de fevereiro e no primeiro do mês seguinte.

O parlamentar também esteve ausente da CMM, duas semanas inteiras de trabalho, no período de 13 a 22 de março. As sessões na Casa acontecem todas as segundas, terças e quartas-feiras.

Em abril, as faltas foram registradas nos dias 24, 25 e 26 – o que significa que o vereador faltou a todas as sessões daquela semana.

Todas as ausências de Bessa foram “justificadas”, em sua maioria com a justificativa por “Motivo de caso fortuito ou força maior”, identificada pela sigla “AJ2”, segundo especificações contidas no Regimento Interno da Câmara.

Das onze ausências, nove foram justificadas com o mesmo motivo e duas por “Licença para serviço ou missão de representação da Câmara Municipal e atividades inerentes ao mandato; Maternidade ou Paternidade, Adoção”, representada pela abreviatura “AJ3”.

Legislatura

O biênio 2023/2024 – que corresponde a atual legislatura – teve início no dia 6 de fevereiro. No mesmo mês, foram realizadas oito sessões; em março, treze; e em abril, doze reuniões, totalizando 33 dias oficiais de trabalho na CMM.

As ausências registradas no site do Parlamento são referentes às sessões ordinárias e ordens do dia – momento em que os vereadores votam os projetos de lei e outras matérias importantes para a cidade.

Faltosos

Neste primeiro trimestre de atividade parlamentar dos vereadores, as faltas registradas já chegam a um total de 119, divididas para 34 parlamentares, ou seja, mais da metade deles (82,3%) já faltaram em dias de trabalho oficiais. Manaus possui 41 representantes no Legislativo municipal.

Em segundo lugar no ranking dos faltosos, aparecem os vereadores Gilmar Nascimento (Sem partido) e Marcel Alexandre (Avante). Logo depois vem Joelson Silva (Patriota), com sete faltas, todas pelo motivo de “atestado médico ou atestado de óbito”.

O parlamentar, porém, não faltou a nenhuma sessão em fevereiro. Em março, teve que se ausentar uma vez. Em abril, faltou a seis sessões, após ter perdido a filha mais nova, Judy Cristine Cardoso Silva, para uma doença rara no sangue. Ou seja, ausentou-se devido ao tratamento, internação e, posteriormente, à perda da filha.

Os vereadores João Carlos (Republicanos) e Thaysa Lippy (Progressistas) faltaram a seis dias de trabalho. Já Allan Campelo (PSC); Sassá da Construção Civil (PT); David Reis (Avante); Capitão Carpê Andrade (Republicanos); Raiff Mattos (Democracia Cristã) e Rosivaldo Cordovil (PSDB) já faltaram cinco dias de sessões plenárias.

Alonso Oliveira (Avante) e William Alemão (Cidadania) registram no período quatro faltas. Aparecem em seguida com três faltas, cada, os vereadores: Eduardo Alfaia (PMN); Elan Alencar (Democracia Cristã); Lissandro Breval (Avante); Márcio Tavares (Republicanos); Wallace Oliveira (Sem partido) e Yomara Lins (PRTB).

Com apenas duas faltas estão: Diego Afonso (União Brasil); Dione Carvalho (Patriota) e Eduardo Assis (Avante).

Os que têm apenas uma falta são onze parlamentares: Glória Carrate (PL); Daniel Vasconcelos (PSC); Everton Assis (União Brasil); Professor Fransuá (PV); Jaildo Oliveira (PCdoB); Kennedy Marques (PMN); Luis Mitoso (PTB); Professora Jacqueline (União Brasil), Raulzinho (PSDB), Rodrigo Guedes (Podemos) e Rosinaldo Bual (PMN).

7 vereadores não registraram faltas

Apenas sete (17,7%) dos políticos ainda não se ausentaram das sessões em fevereiro, março e abril. São eles: o presidente da CMM, Caio André; Antonio Peixoto (AGIR); Ivo Neto (Patriota); Jander Lobato (Progressistas); Marcelo Serafim (PSB); Roberto Sabino (Podemos) e Professor Samuel (PL).

FEVEREIRO

MARÇO

LEIA MAIS: