Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Política

CCJ do Senado aprova prisão em segunda instância

A matéria será novamente analisada pelo colegiado na quarta-feira, 11, em caráter suplementar, e só depois poderá seguir ao plenário da Casa

CCJ do Senado aprova prisão em segunda instância

Reprodução Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira, 10, por 22 votos a um, o parecer favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a prisão em 2ª instância. A matéria será novamente analisada pelo colegiado na quarta-feira, 11, em caráter suplementar, e só depois poderá seguir ao plenário da Casa.

O relatório da senadora Juíza Selma (Podemos-MT) altera o artigo 283 do Código de Processo Penal (CPP) e permite a prisão “em decorrência de condenação criminal por órgão colegiado”. O texto foi pensado e articulado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, junto com alguns senadores.

Atualmente, o dispositivo do CCP diz que “ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva”.

Outra alteração no código permite que os tribunais determinem execução provisória de penas privativas de liberdade sem prejuízo do conhecimento de recursos que venham a ser apresentados. Ou seja, abre possibilidade para a prisão após condenação em segunda instância.

 

(*) Com informações do Metrópoles