
(Foto: Robervaldo Rocha e Kelvin Dinelli/Divulgação/CMM)
Manaus (AM) – Com a proximidade da eleição para a presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) no biênio 2025-2026, os nomes de David Reis (Avante) e Rodrigo Guedes (Progressistas) são os mais cotados para configurar a disputa.
Os 41 vereadores eleitos em 6 de outubro vão tomar posse no dia 1º de janeiro e, logo após a posse, prevista pelo regimento interno para ocorrer às 17h, escolhem a nova mesa diretora da Casa.
Aliado do prefeito reeleito David Almeida (Avante), David Reis, que já comandou a CMM entre 2021 e 2022, é visto como favorito para assumir o posto. Enquanto Guedes, reeleito para um segundo mandato, articula uma candidatura pela oposição, apesar de não se autodeclarar opositor do governo municipal.
Nos bastidores, especula-se que Reis teria o apoio de figuras antagônicas. Isso porque, além de Almeida, ele conta com a aprovação do governador Wilson Lima (União Brasil) para a disputa.
Antes aliados, hoje, David Almeida e Wilson Lima são adversários declarados – o que ficou mais evidente nas últimas eleições municipais de outubro – quando os dois pleitearam de lados opostos a disputa da Prefeitura de Manaus.
Dessa maneira, o ex-presidente da Câmara teria reunido votos de membros do núcleo do governador, como Diego Afonso (União Brasil) e Professora Jacqueline (União Brasil).
Vale lembrar que a gestão de Reis à frente da Casa foi marcada por polêmica, envolvendo contratos milionários, aluguel de automóveis e a tentativa frustrada da construção de um “puxadinho” de R$ 32 milhões.
Filho do secretário municipal Sabá Reis, David Reis, segundo os bastidores, até o momento já conta com o voto de cerca de 30 vereadores pela sua eleição, o que indica que a base governista deve continuar maior na Câmara de Manaus.
Por outro lado, Rodrigo Guedes tenta fortalecer sua candidatura como uma alternativa à base de David Almeida. O vereador, que tem se apresentado como uma atuação “independente”, chegou a criticar a possibilidade de retorno de David Reis ao comando da CMM e disse que não abre mão da disputa.
“Sou candidato e não vou arredar o pé. Vou até o dia da eleição. O vereador que votar no David Reis, eu respeito, mas é uma decisão que exige muito discernimento”, declarou o parlamentar.
LEIA MAIS:
- ‘Não vou arredar o pé’, diz Rodrigo Guedes sobre presidência da CMM
- David Reis intensifica articulações com vereadores de diferentes partidos
- ‘Escolha exclusiva dos vereadores’, diz David Almeida sobre presidência da CMM
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.