Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cenário

Deputados batem boca na Aleam após menção à polêmica da capivara Filó

Wilker Barreto ironizou atenção dada ao caso nas redes sociais

Deputados batem boca na Aleam após menção à polêmica da capivara Filó

Joana Darc disse que vai processar o deputado por violência política (Foto: Reprodução/TV Aleam)

Manaus (AM) – A sessão desta quinta-feira (20) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi marcada pelo embate protagonizado pelos deputados Wilker Barreto (Cidadania) e Joana Darc (União). Durante discurso no Grande Expediente, Wilker criticou a atual situação nos serviços de saúde do estado, como atrasos no pagamento de funcionários, crianças aguardando atendimento em corredores de hospitais e contratos superfaturados.

O parlamentar aproveitou para ironizar o enfoque dado nas redes sociais e na mídia ao influencer Agenor Tupinambá, multado em R$ 17 mil pelo Instituo Brasileiro de Meio-Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) por publicar registros de sua rotina com a capivara Filó na internet, enquanto a superlotação em hospitais não recebe a devida atenção da imprensa.

“Os valores estão invertidos. Posso mostrar fotos que recebi, de criancinhas nos corredores, e isso não terá o mesmo alcance da capivara”, declarou. “Que valores são esses? As redes sociais só falam na capivara”.

A deputada Joana Darc, que saiu em defesa do influencer, pediu um aparte ao colega e afirmou que “uma coisa não tem nada a ver com a outra”. “Defendo a educação e peço respeito à causa que represento. Concordo, vamos receber o professor. Não vou desmerecer a causa. Sou mãe de uma criança com deficiência”. Em tom de voz alterado, a parlamentar acrescentou que não iria permitir desrespeito à defesa da causa animal, sua principal bandeira no Legislativo, e anunciou que vai denunciar Wilker por violência política.

Inversão

Ele argumentou que se referia apenas à inversão de prioridades, o que não apaziguou os ânimos da deputada. “A vida de um animal importa! Você é misógino e não respeita a causa dos outros. Isso é desrespeito. Não aproveite as pessoas que estão na galeria para fazer palhaçadas”, disse Joana, sob vaias de professores da rede estadual que assistiam à sessão. A categoria reivindica reposição salarial de 25% e pagamentos adicionais.

Wilker não fugiu à provocação e lembrou que a deputada votou a favor da extinção da Secretaria Estadual das Pessoas com Deficiências, além de acusá-la de omissão diante das denúncias sobre atraso no salário de enfermeiras.

“Não usei máquina de governo para me eleger. Não tive aparelhamento do governo. A deputada Joana não tem condições de debater. São ideias, posicionamentos”, justificou. O presidente da sessão, deputado João Luiz (Republicanos), solicitou que os microfones fossem desligados para encerrar a discussão.

LEIA MAIS: