Sem deputados em plenário, Assembleia perde 2º dia de votação

Denúncias, sugestão de matérias e outros assuntos

3 de agosto de 2020
Site auditado pelo
Manaus
23oC  33oC
Buscar

Redes Sociais

redacao@amazonas1.com.br

Sem deputados em plenário, Assembleia perde 2º dia de votação

Somente cinco dos 24 parlamentares estavam presentes em plenário por volta das 13h desta quinta, quando deveria iniciar-se a análise das matérias de lei

Sem deputados em plenário, Assembleia perde 2º dia de votação
Plenário vazio para a recontagem de presentes na hora da votação. (Foto: Márcio Silva/AgênciaAM1)

A menos de uma semana para o fim do ano legislativo, os deputados da Assembleia do Amazonas (Aleam) deixaram mais uma vez o presidente da casa, Josué Neto (PSD), sem quórum mínimo para colocar em votação a pauta de projetos. Há dois dias, Josué trava uma batalha silenciosa com os deputados e somente cinco dos 24 parlamentares estavam presentes em plenário, por volta das 13h, quando houve recontagem para a votação nesta quinta-feira, 12. Mais cedo, o plenário estava cheio, mas foi se esvaziando à medida que chegava o momento de apreciar a pauta de projetos.

Desde a votação realizada na última terça-feira, 10, quando 18 deputados aprovaram os projetos de interesse do governador Wilson Lima (PSC), os parlamentares estão boicotando as sessões e saindo para evitar o quórum mínimo de treze deputados para votação de pautas.

Além do presidente, estavam em plenário a vice-presidente da casa, Alessandra Campelo (MDB), Serafim Corrêa (PSB), Adjuto Afonso (PP) e João Luiz (Republicanos).

Casa estava cheia até às 11h com a ausência apenas de dois deputados. (Foto: Márcio Silva/AgênciaAM1)

Questionado se reconhecia o atrito entre os parlamentares, Josué Neto desconversou e classificou como “democrática” a relação entre eles. “Acredito que não (há atrito). Os colegas ontem (quarta) tiveram um comportamento compreensível de ir conversar com o governador em exercício. E nós ainda temos cinco sessões para atualizar a nossa pauta que eu gostaria de zerar”, disse.

Bastidores

O Amazonas1 apurou que a rusga entre os parlamentares e o presidente Josué Neto tem relação direta com o a possibilidade do vice-governador Carlos Almeida (PRTB) ser lançado para concorrer pelo grupo do governo à Prefeitura de Manaus nas eleições do ano que vem.

Josué Neto também negou que haja conflito entre ele o governador Wilson Lima. “A Assembleia é um órgão independente e harmônico e não há porque ter conflito (com o governo)”, disse.

LOA 2020

Pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa, os deputados têm prazo até a próxima quinta-feira, 19, para aprovarem em plenário a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo do Amazonas do ano que vem estimada em R$ 18,9 bilhões. Além disso, a casa tem, pelo menos, 60 projetos de lei aptos a votação também para a próxima semana.

Amazonas1 TV

Publicado por Amazonas1

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading