Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Eleições 2020

39 vereadores tentam segurar suas cadeiras na Câmara de Manaus

Da atual legislatura, apenas Chico Preto (DC) e Hiram Nicolau (PSD) não buscam a reeleição em 2020

39 vereadores tentam segurar suas cadeiras na Câmara de Manaus

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

O cenário eleitoral, aparentemente, tem se mostrado acirrado para os vereadores com mandato, isso porque 39 deles tentam segurar seus lugares na Câmara Municipal de Manaus, (CMM). Os números foram divulgados pelo sistema de estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dados que apontam, ainda, que para cada lugar na CMM, 34 pessoas estão na disputa nestas eleições.

Leia mais em: Segundo pelotão de candidatos à Prefeitura de Manaus começa a crescer nas pesquisas

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 39 candidatos que estão prestes a ter o fim de seu mandato tentarão a reeleição nas disputas eleitorais de 2020.

Neste ano, são, a té agora, 1408 candidatos disputando a Câmara de Manaus, o que dá 34 candidatos por vaga. Em 2016 foram 1411 candidatos a vereador em Manaus.

Leia mais em: Em Manaus, eleições para vereador terão 3,5% menos candidatos que em 2016

“Rostos novos terão dificuldades nessas eleições”

O Portal AM1 levou as informações até o cientista político Helson Ribeiro, que avaliou todo o cenário político montado por meio dos dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para o especialista, o cenário oferece dificuldades aos candidatos de ‘primeira viagem’ e não terá espaço para hipocrisia entre ‘beijos e abraços’.

“Nós podemos observar que essa eleição será marcada por ser inédita em vários aspectos. É a primeira vez, desde o processo de redemocratização, que uma eleição é adiada e isso implica não só nas eleições, como na mudança de postura, por quem vai fazer campanha política”, diz o especialista.

Ribeiro esclarece que, pelo fato de campanhas eleitorais terem ganhado novos terrenos, agora, com o auxílio da internet, os novos rostos em candidatura terão dificuldades em ganhar a simpatia dos eleitores.

“O fato de estarmos enfrentando uma pandemia e estarmos sujeitos a todas as medidas de segurança e saúde, faz com que a campanha seja mais virtual. A campanha de aglomeração, apertos de mão, abraços e beijos, toda aquela hipocrisia será evitada. É evidente que isso faz com que novos rostos tenham dificuldades nessas eleições”, declara o cientista político.

Leia mais em: Pela 1ª vez, uma candidatura coletiva disputará uma vaga na Câmara de Manaus