Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Elissandro Bessa quer que Wilson e David paguem por táxis elétricos

O vereador, na semana passada, conseguiu aprovação da CMM para que a renovação de frota de ônibus diminua para 10%.

Elissandro Bessa quer que Wilson e David paguem por táxis elétricos

Elissandro Bessa (Foto: Divulgação/ CMM)

Manaus (AM) – O vereador Elissandro Bessa (Solidariedade) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (19) para “pedir” que governo estadual e Prefeitura de Manaus subsidiem táxis elétricos na capital.

O parlamentar, que é autor de um projeto que visa diminuir a frota de ônibus e aumentar o tempo de uso dos veículos de Manaus – agora – sugeriu que os chefes dos Executivos entrem com o aporte de 50% para que os taxistas adquiram táxis elétricos.

“Eu estou fazendo uma indicação ao prefeito e governador para subsidiar parte do valor desses veículos elétricos [táxis] para que os taxistas possam adquirir os carros”, disse o vereador.

Bessa justificou o pedido afirmando que, assim como o ônibus que foi entregue a Manaus, recentemente, os carros elétricos irão ajudar a preservar o meio ambiente, pois segundo ele, “um táxi que roda três anos em Manaus, deixa 10 toneladas de CO2 na atmosfera”.

“Quem ganha com isso é a população. Veículos novos, veículos de qualidade. Quem ganha também é o meio ambiente”, disse durante pronunciamento.

Utilidade pública

O político ainda frisa que, embora o táxi não seja um serviço essencial para a população, ele é de “utilidade pública”, por isso, está “correndo” atrás de conseguir investidores para a categoria e, futuramente, atender outras categorias.

“Não é um serviço essencial, mas de acordo com a lei federal, ele [táxi] entra como utilidade pública, assim como dizem para o transporte coletivo”, disse.

Ele disse que a ideia é parecida com o que o governador Wilson Lima (UB) anunciou em suas redes sociais em que afirmou que entrou em parceria com a Prefeitura de Manaus para compra de ônibus elétricos.

Diminuir frota

Na última quarta-feira (13), o vereador teve o parecer favorável ao Projeto de Emenda da Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) N°009/2023, que diminui de 25% para 10% o percentual de renovação da frota.

Além disso, a proposta aumenta de seis para sete anos o tempo médio de vida útil dos veículos da capital amazonense, que, constantemente, é alvo de crítica por parte da população por estarem, em sua maioria, sucateados.

O projeto visa acompanhar os avanços tecnológicos da indústria automobilística e também da malha viária da cidade, “que estão proporcionando uma maior conservação e durabilidade dos veículos que, hoje, operam no sistema público de transporte de passageiros”.

Agora, a proposta seguiu para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento da Câmara antes de seguir para votação final no plenário na vereadorCMM

LEIA MAIS: