Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Coluna AM1

‘Escuro’ e ‘claro-branco’: as diversas formas de racismo na fala do vereador Sassá

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quinta-feira (7). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

‘Escuro’ e ‘claro-branco’: as diversas formas de racismo na fala do vereador Sassá

Escuro

O vereador Sassá da Construção Civil (PT) tem sido alvo de críticas nas últimas 24h após usar, em sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o termo “escuro” para se referir a negros. A expressão pode ser considerada uma manifestação de racismo estrutural. Para gerar ainda mais polêmica, o vereador diz ser “claro-branco”. A impressão que eu tive, depois do discurso do Sassá, é que ele o vê como um loiro escandinavo.

Fala sintomática

Para a advogada Ana Carolina Amaral, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem do Advogados – Seccional Amazonas (OAB-AM), a fala do vereador é sintomática. Conforme Ana Carolina, a fala demonstra falta de letramento racial e desconhecimento da profunda desigualdade racial existente, hoje, no Brasil.

Racismo

As expressões pejorativas que o vereador Sassá da Construção Civil (PT) reproduziu, nessa quarta-feira (6), reforçam o racismo, e ele se revela de diversas formas. É o que afirma a vice-presidente da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro-AM), Regina de Benguela.

Não está disposto a aprender

Ao Portal AM1, o vereador afirmou que não vai mudar o seu tipo de linguagem (nordestina) e que não quis ofender ninguém em sua declaração. Sassá disse, ainda, que se considera “claro-branco”, mas “o que importa é o caráter. “Jamais eu vou ser contra as minorias, porque eu sou um de vocês”, afirmou o parlamentar.

Preocupante

Infelizmente, o nível de ignorância de alguns vereadores é preocupante. E é triste sabermos que um representante político eleito pelo povo tenha esse tipo de percepção. Esse nível de ignorância é vergonhoso para uma casa legislativa, mas deixa em evidência o quanto parte da sociedade, sem educação, falha em desconhecer a ancestralidade.

Vendido

Qual é o preço de uma traição? Em tempos de internet, o vereador Raiff Matos (DC) terá pela frente que enfrentar a pressão do eleitor por ele ter, em menos de 20 dias, mudado seu voto de contra para a favor do pedido de empréstimo de R$ 580 milhões aprovado pela CMM à Prefeitura de Manaus.

Qual foi o preço?

Judas Iscariotes recebeu 30 moedas de prata para trair Jesus, o entregando aos fariseus para crucificação. E a pergunta que intriga o eleitor nas últimas horas é: “quanto ou o quê o vereador Raiff Matos recebeu para mudar o voto?”.

Pressão

Quando votou contra o empréstimo, Raiff expôs o voto em suas redes sociais e até fez uma enquete, em que questionava o eleitor se ele havia agido corretamente. Na época, 100% dos votantes afirmaram que o vereador foi correto. Agora, com a mudança de voto, o vereador está calado em suas redes sociais sobre o assunto. Tem até eleitor cobrando: “Você não vai se pronunciar sobre o voto contra o povo?”.

Normalidade

Após paralisação da Saúde, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou, na tarde desta quinta, que os serviços de urgência, emergência e clínicos estão 100% normalizados após um acordo entre os representantes da categoria e o Governo do Estado.

Internada

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi internada na manhã desta quinta-feira, 7, em Brasília após sofrer uma paralisia facial. Segundo a assessoria da congressista, ela tem o vírus varicela zoster, causador da doença herpes zoster ou cobreiro e catapora, e sofreu uma recaída.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI