Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

‘Estou preparado para ficar sem mandato’, diz Marcos Rotta

A fala do atual vice-prefeito mostra que já não há disposição política para "brigar" pelo cargo nas próximas eleições

‘Estou preparado para ficar sem mandato’, diz Marcos Rotta

Prefeito David Almeida e Marcos Rotta (Foto: Del / Portal AM1)

Manaus – O vice-prefeito Marcos Rotta (PP) foi empossado como novo secretário municipal e chefe da Casa Civil nesta sexta-feira (17). A posse ocorre um dia após o Progressistas anunciar a saída de Rotta do comando estadual do partido.

Em seu discurso, na sede da prefeitura, na zona Oeste de Manaus, Rotta disse que acredita que não terá mais mandato. Ao lado dele, durante a oficialização do cargo, estava o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

“Já estou descendo a ladeira da política, porque acho que tudo tem que ter começo, meio e fim, e já estou preparado para ficar sem mandato, mas nunca sem fazer política. Eu vou estar aqui na torcida , juntamente com aqueles que querem ver uma cidade com uma qualidade melhor”, afirmou.

A fala do atual vice-prefeito aponta que já não há disposição política para ele concorrer ao cargo nas próximas eleições, deixando a vaga em aberto para possíveis indicados do governador Wilson Lima.

Além de vice-prefeito, Marcos Rotta esteve à frente da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) no ano passado. Ele deixou a pasta para ficar à disposição do prefeito em uma possível indicação para a chapa do governador, o que não ocorreu.

Entre as autoridades que prestigiaram a cerimônia de posse estava o senador Omar Aziz (PSD), e o titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino.

Eleições municipais

Nesta quinta-feira (16), o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) assumiu o comando do Partido Progressistas (PP) no Amazonas.

A eleição de Rodrigo é vista como mais uma vitória do governador Wilson Lima (UB), que aumenta o capital político. Por outro lado, a saída de Rotta do PP enfraqueceu a liderança de David Almeida.

Para as eleições municipais de 2024, David Almeida e Wilson Lima firmaram uma “aliança” em que o governador deve indicar um vice para compor a chapa do atual prefeito na campanha de reeleição.

Por isso, a eleição de Rodrigo Sá também é vista como uma possível articulação de Wilson Lima para indicar o secretário a vice, ao mesmo tempo que coloca em dúvida o alinhamento entre prefeito e governador.

(*) Com edição de Gabriela Alves

LEIA MAIS: