Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Prefeito analisa federação entre UB, PP e Avante, diz Marcos Rotta

David Almeida cogita mudança para o PP de Marcos Rotta, mas federação entre partidos pode atrapalhar

Prefeito analisa federação entre UB, PP e Avante, diz Marcos Rotta

Marcos Rotta e David Almeida conversam na CMM (Foto: Clóvis Miranda / Semcom)

MANAUS – Em ano pré-eleitoral, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), já estuda mudar para um partido que lhe dê melhores condições de reeleição. A sigla mais cogitada, até então, é o Progressistas (PP), comandado pelo vice-prefeito Marcos Rotta, no Amazonas.

Contudo, Rotta afirmou, nesta segunda-feira (06), que uma possível federação entre as duas legendas e o União Brasil pode complicar o ingresso de David no PP. A ideia está sendo tratada pelas lideranças nacionais e, caso se concretize, as três siglas atuarão como um único partido.

“Existe esse convite já feito, está pendente apenas de o David aceitar. Estamos acompanhando, agora, uma possível federação entre União Brasil, Progressistas e o partido Avante, então isso pode complicar um pouco o ingresso do David, mas é ele que vai decidir. No momento certo vai decidir o rumo que vai tomar”, afirmou.

Conforme o vice-prefeito, o convite foi feito a David ainda no ano passado – pelo presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira – quando Rotta assumiu o comando do partido.

A ida do prefeito para a legenda do vice já havia sido confirmada em janeiro deste ano ao Portal AM1. Na ocasião, ele disse que a troca partidária não aconteceria tão rapidamente, visto que, atualmente, estão “focados no trabalho”.

Contudo, durante coletiva de imprensa nesta quarta, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o prefeito negou que vá para o PP e evitou falar sobre o assunto.

Questionado sobre quais serão os seus planos para 2024, o vice-prefeito afirmou apenas que “continuará ajudando o David naquilo que possa ser útil”. Ele ainda destacou que tem uma relação muito próxima com o prefeito.

Novos planos de Rotta

Além de vice-prefeito, Marcos Rotta estava à frente da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) até o ano passado. Ele deixou a pasta para ficar à disposição do prefeito em uma possível indicação para a chapa do governador Wilson Lima (UB).

Como a indicação não se concretizou, o vice-prefeito voltou para o gabinete e ainda está sem pasta. Conforme afirmou ao Portal AM1, a promessa era retornar ao comando da Seminf, que agora tem como titular Renato Júnior.

Contudo, ele defendeu a permanência do atual secretário e sinalizou articulação para comandar uma nova secretaria.

“Eu acho que o Renato se encaixou tão bem dentro da Seminf, eu acho que ele precisa continuar desenvolvendo o trabalho dele lá. Já passei, duas vezes, pela Seminf; já dei minha parcela de contribuição naquela pasta. ‘Tô’ [sic] conversando com o prefeito para ver se, depois do Carnaval, a gente alinha alguma coisa aí”, afirmou.

LEIA MAIS: