Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cenário

Ex-aliados, Wilson e Carlos Almeida deixam de lado rivalidade e se cumprimentam

Questionado pelo Portal AM1 sobre como está a relação entre os dois, Carlos Almeida apenas disse: "tudo a seu tempo".

Ex-aliados, Wilson e Carlos Almeida deixam de lado rivalidade e se cumprimentam

Manaus (AM) – Um encontro inesperado na última sexta-feira (15), durante a posse do novo defensor público-geral, Rafael Barbosa, na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), quase passa despercebido nos bastidores da política amazonense: o governador Wilson Lima (UB) e o ex-vice-governador Carlos Almeida (PT) se encontraram pela primeira vez, desde 2020, quando os dois romperam.

Questionado pelo Portal AM1 sobre como está a relação entre os dois, Carlos Almeida disse: “tudo a seu tempo”.

O defensor público e Wilson Lima tiveram uma “aliança de verão”, como dizem especialistas em política, já que esta durou apenas pouco mais de um ano, período em que o estado do Amazonas enfrentou uma crise no governo agravada pela pandemia da Covid-19, e os dois romperam, de tal forma, que Almeida passou a denunciar o governo ao qual ele pertencia.

Na sexta-feira (15), quis o destino que os dois políticos estivessem no mesmo local e, ao se depararem um com o outro, se cumprimentaram com aperto de mãos e sorrisos. Quem testemunhou o encontro foi o atual vice-governador, Tadeu de Souza (Avante).

E falando em relação, cabe destacar que Carlos Almeida era o responsável por manter os laços entre o governo de Wilson com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), entretanto, o Parlamento estadual não foi convencido pelas estratégias e não demorou muito para que boa parte dos deputados estaduais pedisse o afastamento do governador.

Além disso, um dos episódios que marcou a relação entre governador e vice naquela gestão foi a “canetada” de Carlos Almeida para exonerar o então secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, que, hoje, é filiado ao União Brasil – legenda comandada pelo governador no estado. Na ocasião, a exoneração de Bonates foi revertida por Wilson Lima no dia seguinte.

 

LEIA MAIS: