Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Fausto critica Ibama por contribuir com queimadas ao atear fogo em dragas

A declaração do parlamentar ocorre após o Ibama queimar dragas de garimpo ilegal em frente a Manaus após a cidade ser encoberta por intensas fumaças de queimadas.

Fausto critica Ibama por contribuir com queimadas ao atear fogo em dragas

Fausto critica Ibama (Fotos: Reprodução/Redes sociais/Divulgação PF)

Manaus (AM) – Em operação conjunta contra a prática de crimes ambientais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), junto à Polícia Federal (PF), ateou fogo em dragas utilizadas pelo garimpo ilegal no Amazonas às margens do rio Madeira e em frente à cidade de Manaus, no rio Negro.

Com isso, o deputado federal Fausto Jr. (UB) se manifestou sobre a operação e questionou o fato de um órgão ambiental atear fogo nas dragas no momento em que o estado tem passado por queimadas intensas, provocando nuvens de fumaças que prejudicam a população de várias formas.

“Inacreditável, Manaus com ar insalubre e o Ibama ateando fogo às margens da cidade”, disse o parlamentar ao publicar um vídeo em suas redes sociais. De acordo com Fausto, “está mais que na hora de buscar novas soluções e alternativas a esse método explosivo e totalmente nocivo ao meio ambiente”.

O político ainda afirma que a espetacularização de os órgãos em aparecer nas mídias não pode permitir que justamente estes, que deveriam combater os crimes ambientais, estejam contribuindo com essa prática.

 

Para apoiar o posicionamento de Fausto, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) também criticou a ação.

“Faço o questionamento sincero: não seria melhor a PF não atear fogo NESSE MOMENTO ACIMA DE TUDO nessas dragas e inutilizar de outra forma ou, se essa for a única forma possível de inutilização, fazê-lo em outro momento? Não aguentamos mais tanta fumaça em Manaus e no Amazonas, está difícil para respirar, a fumaça invadindo a casa das pessoas!”

 

Quem também não concordou foram os internautas que caracterizaram as queimadas como negligência. “Se olhar bem, dá pra ver o bom senso queimando lá dentro”, escreveu uma. “Negligência pura. Uma falta de responsabilidade. Em que mundo esse povo vive pra não perceber o que estamos passando com tanto calor. Tantas queimadas”, concordou outra.

(Foto: Reprodução/Redes sociais/Rodrigo Guedes)

 

LEIA MAIS: