Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Guedes denuncia ‘rolezinho’ e cobra fiscalização da SSP-AM

Ao Portal AM1, Guedes afirma que a única coisa que pode fazer é cobrar das autoridades competentes a fiscalização, iniciando pelo Executivo.

Guedes denuncia ‘rolezinho’ e cobra fiscalização da SSP-AM

Rolezinho (Fotos: Reprodução/Divulgação/ Assessoria - Rodrigo Guedes)

Manaus (AM) – O vereador Rodrigo Guedes (Republicanos) usou as redes sociais nesta sexta-feira (3) para denunciar um ‘rolezinho’ que aconteceu na noite da última quinta-feira (2) em Manaus.

Guedes compartilhou um vídeo que mostra o encontro de motociclistas fazendo muito barulho pelas ruas da capital do Amazonas. No vídeo também foram inseridos comentários de seguidores que relataram que os ‘rolezinhos’ causam problemas para a população, especialmente para Pessoas com Deficiência (PcDs), crianças, enfermos e idosos.

Um dos relatos que constam no vídeo, a mãe de uma criança autista diz que o filho sofre com o barulho ensurdecedor das motocicletas, e outra mãe completa dizendo que o seu bebê está se debatendo à 1h da madrugada por causa do barulho.

Ao Portal AM1, o parlamentar disse que, apesar desta prática ser proibida, os encontros são marcados à vista de todos e ninguém faz nada, e como representante político, Guedes ressalta que o legislativo não precisa criar nova lei para coibir, pois já existe. Desta forma, a única coisa que pode fazer é cobrar das autoridades competentes a fiscalização, iniciando pelo Executivo.

“A função essencial do parlamentar é a cobrança, a fala, é ele ser a voz do povo para que os direitos do povo sejam garantidos. E o Executivo, que tem a estrutura, o poder de polícia, ele é quem tem que executar. E a mim, cabe apenas ficar insistindo, cobrando até que seja feito algo”, afirma.

Guedes lembra ainda que o ‘rolezinho’ ou ‘grau de moto’ foi sancionado pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) em outubro como esporte radical.

A Lei N° 3.164/2023 foi apresentada pelo vereador Eduardo Assis por meio do Projeto de Lei 221/2022, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e foi sancionada pelo Chefe do Executivo no dia 6 de outubro, publicado em diário oficial.

Mas, para Rodrigo Guedes, com a aprovação da lei, criou-se uma percepção popular de que as manobras radicais realizadas por motociclistas agora são permitidas nas ruas. No entanto, conforme a lei, o ‘grau de moto’ só deve ser realizado em locais públicos cedidos pelo órgão competente ou em locais privados.

O vereador reforça que a maioria dos condutores que participam desses encontros, não usam capacete, realizam manobras ilegais em vias públicas [como mostrada no vídeo], usam escapamentos alterados que também são proibidos por lei, e pede aos órgão de fiscalização que façam alguma coisa sobre a atividade ilegal.

Nesta quinta-feira (2), o grupo passou pela principais avenidas da cidade realizando manobras proibidas, perturbando locais, como hospitais, por causa das descargas das motocicletas que possuem escapamento alterado. Veja o momento em que o grupo avança na contramão de uma rotatória na zona Centro-Sul.

 

Procurada pela reportagem para saber se está realizando fiscalizações em decorrência das atividades proibidas do grupo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) não se manifestou.

LEIA MAIS:

Rodrigo Guedes debocha de aliados de David na CMM ao derrubarem PL de prefeito

Rodrigo Guedes apaga incêndios diante da omissão de Kennedy e Alonso

Guedes questiona falta de resfriamento em parques e Prefeitura rebate