Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Rodrigo Guedes apaga incêndios diante da omissão de Kennedy e Alonso

Kennedy e Alonso comandam a Comissão de Meio Ambiente na CMM, mas a falta de atuação dos dois vereadores repercute negativamente diante da estiagem e da seca em Manaus.

Rodrigo Guedes apaga incêndios diante da omissão de Kennedy e Alonso

Vereadores (Foto: Divulgação/CMM)

Manaus (AM) – Enquanto Manaus enfrenta constantes fumaças causadas por queimadas, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ainda se mantém em silêncio. Frente a isso, outros parlamentares estão atuando no combate ao problema, já que quem deveria agir não o faz.

O vereador Rodrigo Guedes (Pode), por exemplo, denunciou na noite dessa quinta-feira (5) um local onde, possivelmente, funcionava uma fábrica incendiária artesanal, localizada na avenida Thales Loureiro, bairro Ponta Negra, zona Centro- Oeste da cidade.

 “Localizei uma fábrica artesanal incendiária, com, inclusive, derretimento de fio de cobre. Já tinha sido desmatado e queimado uma área substancial”, escreveu o parlamentar.

Guedes ainda afirmou que fez um Boletim de Ocorrência (BO) no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e, posteriormente, encaminhou as provas obtidas. Ele frisou que um suspeito foi detido.

Omissão

Desde o início do verão amazônico, quando o estado enfrenta altas temperaturas e registra aumento nas queimadas, os vereadores Kennedy Marques (PMN) e Alonso Oliveira (Avante), presidente e vice da Comissão de Meio Ambiente na CMM, parecem não se importar com a situação dos manauaras.

Além das queimadas, famílias em comunidades rurais de Manaus sofrem com uma seca histórica. Ribeirinhos estão isolados devido à vazante dos rios, mas os representantes não demonstram preocupação.

A Comissão, responsável por propor medidas contra impactos ambientais, parece ter perdido voz diante da crise ambiental no Amazonas.

Nas redes sociais, não há divulgação sobre o período. Alonso mencionou o assunto em setembro, mas não abordou os incêndios em Manaus. A falta de declarações e ações levanta questionamentos sobre o comprometimento da comissão em proteger o meio ambiente e a qualidade de vida dos cidadãos.

 

 

A ausência de declarações, propostas ou ações concretas por parte desses vereadores levanta questionamentos sobre o não comprometimento da comissão em fazer sua parte frente aos dramas que cabem aos legisladores.

Neste momento crítico, a sociedade manauara espera uma postura mais ativa e comprometida dos líderes da Comissão de Meio Ambiente, eleitos para representar e proteger os interesses ambientais da comunidade.

LEIA MAIS: