Manaus, 22 de abril de 2024
×
Manaus, 22 de abril de 2024

Cenário

Jaildo pode tomar lugar de liderança na CMM de Fransuá ao se filiar no PV

Até semana passada, o vereador Fransuá (PV) era o líder da sigla na CMM, mas com a filiação de Jaildo, a sua posição fica incerta.

Jaildo pode tomar lugar de liderança na CMM de Fransuá ao se filiar no PV

(Fotos: Divulgação/CMM/)

Manaus (AM) – O final de semana foi de perdas para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), pois o vereador Jaildo Oliveira, único representante da sigla na Câmara Municipal de Manaus (CMM), se filiou ao Partido Verde (PV) no último domingo (10).

A filiação do vereador ocorreu durante evento na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), e a motivação de sua saída do PCdoB seria por questões ideológicas pautadas, principalmente, na área ambiental. Mas isso está longe de ser apenas uma filiação, pois o vereador está cotado para ser o líder da legenda na Casa legislativa.

O Portal AM1 entrou em contato com o fundador do PCdoB em Manaus, e ex-deputado federal, Eron Bezerra, que afirmou que somente Jaildo poderia responder, de forma clara, a sua decisão. No entanto, Bezerra afirmou que o parlamentar lhe contou que foi convidado para o Partido Verde a convite da própria legenda.

Dança das cadeiras

Até semana passada, o vereador Fransuá (PV) era o líder da sigla na Câmara Municipal de Manaus, mas com a filiação de Jaildo, a sua posição fica incerta. A reportagem tentou contato com o vereador a fim de saber os próximos passos, entretanto, ele não atendeu às chamadas telefônicas e nem respondeu aos questionamentos por meio de sua assessoria.

E diferente de Jaildo, que publicou a novidade em suas redes sociais, Fransuá ainda não fez nenhum pronunciamento a respeito do novo integrante da sigla, até a última atualização desta matéria.

Oficialização

Durante entrevista ao Portal AM1, Jaildo Oliveira disse que não há nenhuma barreira para sua filiação no PV e que está apenas aguardando o documento para a oficialização. Ainda segundo o vereador, o PV teria feito o convite pessoalmente para a entrada dele e que, inclusive, houve uma conversa visionária entre ele o presidente da sigla no Amazonas, o deputado estadual Carlinhos Bessa – o que confirma a informação de Eron Bezerra.

Base e oposição

Jaildo Oliveira era o único representante do PCdoB na Câmara Municipal de Manaus (CMM). No partido comunista, o vereador fazia forte oposição à Prefeitura de Manaus.

Já Fransuá (PV) era o líder do Partido Verde na Casa e fazia parte da base do prefeito David Almeida. No cenário político, o PCdoB compõe a confederação junto ao Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Verde (PV).

LEIA MAIS: