Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Jaildo Oliveira deixará PCdoB sem representatividade na CMM

Nos últimos sete pleitos concorridos, o Partido Comunista do Brasil só fez um vereador em cada legislatura e, em 2024, pode perder a única cadeira na CMM.

Jaildo Oliveira deixará PCdoB sem representatividade na CMM

Vereador Jaildo Oliveira na tribuna da CMM (Foto: Reprodução/CMM)

Manaus (AM) – O vereador Jaildo Oliveira (PCdoB) pode deixar a sigla na próxima janela partidária, deixando o partido comunista sem representatividade na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Segundo informações de bastidores, o Partido Verde (PV) seria sua nova casa.

A informação da saída do partido foi confirmada, com exclusividade ao Portal AM1, pelo próprio vereador, mas não informou para qual partido irá.

“Sim, estou de saída do PCdoB, ainda estou em tratativas sobre o partido que irei, mas temos algumas possibilidades”, disse o parlamentar.

Caso as informações dos bastidores se concretizem, Jaildo só se mudaria para o PV se ocupasse posto de liderança na Casa legislativa, o que faria o vereador Fransuá (PV), líder da legenda e ex-líder de David Almeida (Avante) na Câmara, buscar outra sigla para a reeleição, visto que a federação terá um candidato para a prefeitura de Manaus e Fransuá está fielmente ao lado do atual prefeito.

Federação

A federação (PT-PV-PCdoB) terá um candidato, como disse o vereador Sassá da Construção Civil (PT), em 2023, mas essa decisão precisa ser tomada em comum acordo com os outros dois partidos que formam esta federação.

Jaildo Oliveira (PCdoB) não demonstra interesse em ser candidato a prefeito, deixando essa possibilidade nas mãos do Partido dos Trabalhadores (PT), que passa por turbulência interna, e Partido Verde, que não demonstra iniciativa na corrida pela cadeira no Executivo municipal e seu único parlamentar em atividade está apoiando David Almeida (Avante).

Juntos, os três partidos só possuem quatro parlamentares com mandato, sendo três vereadores, Jaildo Oliveira (PCdoB), Fransuá Matos (PV) e Sassá da Construção Civil (PT), e apenas um deputado estadual, Sinésio Campos (PT).

Trajetória do Partido

Nas últimas nove eleições, o máximo de cadeiras que o PCdoB conseguiu ter no Parlamento Municipal foram duas, sendo uma em 1988 com Vanessa Grazziotin e João Pedro Gonçalves. Em 1992 e 1996, Vanessa foi a única representante do partido na Casa.

Em 2000 e 2012 o PCdoB ficou sem representantes. Nas eleições de 2004 e 2008 elegeu apenas um representante, sendo Lucia Regina e Marcelo Ramos, respectivamente.

Desde 2016, Jaildo Oliveira, representante da categoria dos rodoviários, é o principal parlamentar da sigla, visto que o partido não coloca nenhum representante na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desde 1998 com a eleição de Grazziotin na Câmara Federal e no Senado Federal em 2010.

Depois de Vanessa, o parlamentar que mais contribuiu com o partido foi Jaildo, tendo duas eleições pela sigla, e após sua saída, o Partido Comunista não terá nenhum parlamentar em nenhuma casa legislativa no estado do Amazonas.

 

LEIA MAIS: