Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Cenário

Joana Darc se contradiz e nega pedido de Lockdown ao estado

A deputada chegou a dizer que julga o lockdown como uma medida necessária, mas que o disparo de fake news sobre o decreto deve ter investigações pesadas.

Joana Darc se contradiz e nega pedido de Lockdown ao estado

Durante o início do expediente on-line da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta quarta-feira, 29, a deputada estadual Joana Darc citou que o Estado deve realizar investigações sobre a distribuição de fake news acerca do decreto de lockdown no Amazonas. A deputada chegou a dizer que julga o lockdown como uma medida necessária, mas que o disparo de fake news sobre o decreto deve ter investigações pesadas.

As declarações vieram após a deputada falar sobre matérias veiculadas pelo G1 e outros portais, em que órgãos de pesquisa e especialistas apontam que o Amazonas, assim como Fortaleza e outros estados já deveriam estar adotando o lockdown.

Saiba mais: ‘Não há lockdown’: Governo desmente fechamento de todos os serviços essenciais

“Há dois dias atrás, circulou uma noite falsa através de áudios e mensagens no WhatsApp de que o estado do Amazonas entraria em Lockdown. E esse áudio é criminoso, as pessoas que fazem isso são terroristas, porque divulgam uma coisa que não é verdade ainda no momento, apesar de que eu acho uma medida extremamente necessária, e ainda divulgam para as pessoas correrem para mercados, drogarias porque vai ter falta de abastecimento”, disse Joana Darc.

Em outro trecho, a deputada solicita do governo e da prefeitura que medidas de isolamento social precisam ser estabelecidas com mais vigor. Nesse momento, a deputada cita mais uma vez o lockdown como alternativa.

“Sobre essa questão do isolamento máximo, eu solicito da prefeitura e do governo do estado para que a gente possa ter medidas mais enérgicas, medidas de fiscalização, medidas de suporte, para que realmente a gente possa avaliar tecnicamente se não é o caso de se fazer um lockdown. Medidas de isolamento máximo aqui no estado do Amazonas, porque se não, nós vamos sofrer a consequência lá na frente, mais ainda e não vamos sair desse período caótico que se encontra hoje aqui no estado”, declarou a deputada.

Após o disparo de notícias de que a deputada solicitava do governo o lockdown, a deputada foi até o Twitter e negou a solicitação.

Mais tarde, ainda no expediente on-line da assembleia, a deputada voltou a falar sobre o assunto e desmentiu a notícia de veículos que já estavam divulgando a solicitação da parlamentar.

“Novamente boa tarde, eu quero primeiramente aqui dizer que passaram o briefing errado para blogs e portais. Porque estão soltando uma notícia sensacionalista de que eu propus aqui lockdown e todo mundo que estava aqui na sessão sabe que isso não foi proposto por nenhum deputado. Nós debatemos sobre isso, o que foi pedido foi que exista maior rigor na fiscalização das feiras municipais e nas agências bancárias, porque estão gerando aglomeração de pessoas. Mas a mídia aqui, já está colocando uma coisa que não é verdade”, disse Joana Darc.

Abaixo vídeo com as declarações da deputada