Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Política

Lira marca eleição para escolher substituto de Marcelo Ramos

As candidaturas podem ser registradas na Secretaria-Geral da Mesa até as 19 horas de hoje

Lira marca eleição para escolher substituto de Marcelo Ramos

As cabines para as votações já estão sendo montadas, no Plenário Ullysses Guimarães, para a escolha que deve acontecer nesta quarta-feira (25), do nome que vai substituir o ex- primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) destituído da Mesa Diretora da Casa nessa segunda-feira (23).

Leia mais: Bolsonaro critica permanência de Marcelo Ramos na vice-presidência da Câmara: ‘a vaga pertence ao partido’

Marcelo Ramos foi deposto do posto de primeiro vice-presidente da Câmara, logo após o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revogar liminar em Marcelo Ramos solicitava a permanência no cargo, mesmo depois de se desfiliar do PL, partido pelo qual foi eleito. Marcelo Ramos é adversário político do presidente Jair Bolsonaro, que se filiou à sigla. Com isso, Marcelo Ramos trocou o PL pelo PSD.

Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

À época, Marcelo Ramos alegou que “seria um constrangimento” para o partido ter um dos seus membros criticando o presidente da República vez por outra, e outro lado, seria ainda um constrangimento para ele também ser filiado ao mesmo partido de um presidente que, segundo o parlamentar, não era nada pessoal, porém, Bolsonaro “não é o melhor para o futuro do país”.

Leia mais: Marcelo Ramos insinua que aliados de Bolsonaro chantagearam para derrubá-lo: ‘não me conhecem’

Segundo Marcelo Ramos, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, por meio de carta-ofício o liberou a sair do partido sem prejuízo do seu mandato de deputado federal, e com a garantia de que o manteria como vice-presidente da Câmara.

Ainda assim, para se manter no cargo, à época da mudança de legenda, o deputado entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conseguiu uma liminar a seu favor. Mas, nessa segunda-feira (23), o ministro Alexandre de Moraes revogou a decisão e permitiu que o Legislativo decida sobre a composição da Mesa Diretora.

Novas Eleições

Com a saída de Marcelo Ramos, uma nova eleição será realizada e novos nomes devem compor a Mesa Diretora e ocupar os cargos de 1º vice-presidente, 2º secretário e 3º secretário. A sessão foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), marcada para as 13h55, e de forma exclusivamente presencial.

arthur lira
Foto reprodução Câmara dos Deputados

Antes da mudança, os então titulares aram : Marcelo Ramos (PSD-AM), Marília Arraes (Solidariedade-PE) e Rose Modesto (União-MS), respectivamente. Segundo a convocação feita

As deputadas Marília Arraes e Rose Modesto também foram destituídas da Mesa. Marília trocou o PT pelo Solidariedade e Rose, o PSDB pelo União Brasil.

Registro de candidaturas
Pelas regras publicadas no ato de Lira, as candidaturas podem ser registradas na Secretaria-Geral da Mesa até as 19 horas de hoje (24/05). Os candidatos devem pertencer aos partidos nos termos do acordo feito para a eleição da Mesa no biênio de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023: 1º vice-presidente: somente filiados ao PL; 2º secretário: somente filiados ao PT; 3º secretário: somente filiados ao PSDB.