Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Lixo de reforma de escola é deixado na rua e causa transtorno a moradores do Petrópolis

Em denúncia enviada ao Portal Amazonas 1, um morador relata a dificuldade que carros e pedestres precisam enfrentar para passar pelo local

Lixo de reforma de escola é deixado na rua e causa transtorno a moradores do Petrópolis

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Entre escândalos em contratos milionários e escândalos na administração da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as escolas municipais estão sendo reformadas para receberem os alunos em mais um ano letivo. No entanto, as obras estão causando dores de cabeça a moradores da rua Josué Cláudio de Souza, no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus, uma vez que os entulhos estão sendo jogados no meio da rua.

A reforma no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Clara Machado tem tirado o sossego dos moradores do bairro, isso porque o que era para ser para trazer melhorias para os alunos, e até mesmo para os moradores, se tornou uma luta por espaço, em que as famílias precisam dividir o mesmo ambiente entre a rua e o lixo.

Leia mais: Vídeo: mãe relata sentir ‘tristeza imensa’ ao matricular filha em escola abandonada pela Semed

Conforme explicou o morador Francisco Campos, ao Portal Amazonas 1, o prédio é privado; mas foi alugado para a Prefeitura de Manaus transformar em um centro de ensino. No entanto, de acordo com o morador, os donos do prédio “não tem respeito nenhum pelas pessoas” e desrespeitam a população do bairro todas as vezes que uma obra é feita.

Foto: Divulgação

Sendo um prédio ligado à Prefeitura de Manaus, em especial à Semed, o ideal é que as autoridades realizem uma vistoria no local, ainda mais se tratando de uma construção para receber de volta os estudantes das férias escolares.

Segundo o morador, o entulho jogado pelos trabalhadores está causando transtornos para a população e motoristas. Isso porque o lixo tem se espalhado no meio da rua, o que acaba dificultando a passagem dos veículos e deixando os pedestres em perigo, já que podem se machucar ao ter contado com o material despejado.

Leia mais: Justiça do AM suspende contrato de Pauderney na Semed: ‘danos ao erário’

Além disso, os veículos sofrem com o desgaste quando precisam passar por vias com estruturas como essa, e os motociclistas correm risco de acidentes. “Eles não estão nem aí. Estão interessados em ganhar o dinheiro da Prefeitura de Manaus, mas fazer alguma coisa pelo prédio, pela comunidade, eles não se importam”, disse.

Francisco ainda relatou que não há manutenção adequada na escola, essa que deveria ser de responsabilidade da Semed. O morador afirmou que durante o período de aulas é comum ver dejetos dos próprios alunos no meio da rua, e acabam se misturando com o lixo.

Foto: Divulgação

O morador ainda declarou que ele e os vizinhos ainda não buscaram as autoridades responsáveis pela escola, pois temem que nada seja feito, por se tratar de um prédio da prefeitura. Entretanto, receiam que a situação dos entulhos piore, já que os reformadores começaram a fazer uma nova pilha de lixo.

“A tendência é continuar jogando no meio da rua sem nenhum respeito. Já começaram a jogar e vai sair mais entulho de lá, e quanto mais sai, mais eles jogam no meio da rua”, afirmou o morador.

O Portal Amazonas 1 entrou em contado com a Secretaria Municipal de Educação para questionar o motivo do descarte não adequado na reforma da escola, que tem causado transtorno para a população. Até a publicação desta matéria, a equipe de reportagem não obteve retorno.