Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Coluna AM1

Mesmo diante das críticas e dos crimes ambientais, tem político querendo legalizar o garimpo

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (1º). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Mesmo diante das críticas e dos crimes ambientais, tem político querendo legalizar o garimpo

Legalizar garimpo

Se já não bastassem as queimadas e a fumaça que causa intoxicação nos pulmões dos amazonenses, tem deputado estadual que quer encher o sangue do eleitor de mercúrio. O deputado Adjuto Afonso (UB) defende legalizar a atividade do garimpo no Amazonas e diz contar com o apoio ferrenho do deputado federal Silas Câmara (Republicanos) – apontado como um dos líderes da “Bancada do Garimpo”, que, apesar de não ser formalizada, é ativa no Congresso Nacional. Coitado do pobre do garimpeiro, que acha que vai ter um dia de paz. Mal sabe ele que quem vai lucrar com tudo isso são os grandes empresários que ficam ocultos só lucrando e sonegando impostos.

Apoio

Desde que se colocou à disposição de Wilson Lima para disputar a Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (UB) tem movimentado os bastidores da política amazonense. Dentro da Câmara Municipal de Manaus (CMM), por exemplo, ele já teria o apoio de 20 parlamentares, inclusive, os que deram vitória a Caio André (Podemos) para o comando da Casa Legislativa. Ou seja, a base aliada do governador no Legislativo Municipal está fechada com Roberto Cidade. O ruim é a aprovação dos manauaras no atual time da CMM. Pelo andar da carruagem, o povo tá torcendo para acabar logo essa legislatura e fazer a limpa na Casa.

DJ, solta o som!

Depois de dançar muito boi-bumbá, inclusive, em cima de trio elétrico, o ex-cantor do boi Caprichoso e hoje vereador em Manaus, Raiff Matos (Democracia Cristã), decidiu ouvir funk na CMM. Durante sessão plenária, nesta quarta (1º), Raiff fez críticas ao ritmo e pediu que a equipe técnica da Casa liberasse uma música para que os demais colegas ouvissem a letra da música – a qual ele classificou como “pornografia exacerbada” em escolas públicas. Na escola tá proibido, mas na CMM pode? É isso mesmo, produção?! Vereador, aproveite também para fiscalizar a merenda escolar e a qualidade do ensino, porque tem aluno passando para o 6º ano sem saber ler.

Natal feliz

Falando em vereadores, eles votaram, nesta quarta, pela aprovação de um auxílio de R$ 3 mil, divididos em três vezes, aos permissionários da Ponta Negra, que tiveram impacto negativo em seus bolsos diante da interdição da praia no período da estiagem e da seca do rio Negro. O bônus vai garantir a ceia de fim de ano das famílias que dependem das vendas no Complexo Turístico.

Indireta

Conhecedor do Legislativo, onde atuou, inclusive, como líder do governo – quando foi deputado estadual – Chico Preto (Avante) decidiu questionar se o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, tem autoridade para resolver a situação da convocação dos aprovados no último concurso da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM). Curioso é que o questionamento vem um dia após Chico participar de um evento com o prefeito David Almeida (Avante), que pode ter Cidade como rival na disputa do ano que vem.

Jogou a bola

Chico sugere um plano para chamar os 1,3 mil aprovados no último concurso da PM-AM. “Podemos usar 20% a menos das emendas parlamentares individuais para obter o dinheiro necessário”. Ao mesmo tempo que sugere, Chico joga a responsabilidade para Cidade. Será Chico mais um opositor ferrenho ao presidente da Aleam? Só não vale descer o nível, como ocorreu no aniversário de Manaus, quando o secretário de Obras, Renato Jr., chamou Wilson Lima e Roberto Cidade de “enganadores do povo”.

Enquadrado

E por falar em líder do governo na Aleam, o atual disse que teve um dia produtivo na Casa Legislativa com discussões e votações de pautas cruciais para o progresso do Estado. Felipe Souza (Patriotas) usou as redes sociais para dizer: “Mais um dia de trabalho dedicado à nossa comunidade”. Acontece que a mensagem não soou muito bem para os eleitores. Um deles aproveitou a publicação do deputado no Instagram para questionar: “Mostra pra gente as pautas; votaram o quê?”. É, Felipe.. o povo tá cada vez mais esperto para a política do pão e circo. Te cuida, ou troca de social media.

Tensão na Francesa

Nesta quarta, blogs e páginas de fofoca na web passaram a noticiar que no mundo bovino, mais precisamente na Francesa, reduto do boi Caprichoso, um dos artistas estaria passando por uma crise no casamento. Até aí, tudo bem, afinal a vida pessoal é uma e a profissional é outra. Porém, o nome do artista foi relacionado a boatos de que ele teria agredido a companheira com quem tem um casal de filhos.

Fake news?

Esta coluna apurou, junto à assessoria do Boi Caprichoso, que ambos negam briga física. Em vídeo enviado ao Portal AM1, a mulher confirma que “deu um tempo” da relação, mas nega qualquer agressão. Segundo ela, estão tentando destruir a vida de uma pessoa em busca de likes em páginas de fofoca. O bumbá azul e branco informou que “está tomando as devidas providências”.

Prato Cheio

Em um mês de isenção do valor simbólico de R$ 1, nos restaurantes populares do programa Prato Cheio, foram servidas 430 mil refeições gratuitas às famílias afetadas pela estiagem no Amazonas. A isenção do valor foi anunciada pelo governador Wilson Lima, no dia 28 de setembro, e inclui as unidades do Prato Cheio dos municípios em situação de emergência devido à seca.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI