Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Mitoso critica Aleam por queimadas e fumaça; Joana rebate e diz que vereador ‘errou’

Em resposta, a presidente da Comissão de Meio Ambiente na Aleam, deputada Joana Darc, diz que o vereador tem que cobrar o prefeito de Manaus e não a Assembleia Legislativa.

Mitoso critica Aleam por queimadas e fumaça; Joana rebate e diz que vereador ‘errou’

Queimadas (Foto: Divulgação/ Aleam e José Cruz/Agência Brasil)

Manaus (AM) – Durante sessão plenária dessa segunda-feira (30), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Mitoso (PTB) lançou críticas à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), atribuindo a crise das queimadas e nuvens de fumaça que têm envolvido a capital amazonense à falta de políticas públicas dos deputados estaduais.

Durante o debate, Mitoso argumentou que as queimadas, que têm gerado sérios impactos na qualidade do ar e na saúde da população, ocorre por conta da ausência de medidas eficazes por parte dos deputados estaduais, resultando no cenário preocupante que Manaus enfrenta.

“Infelizmente, hoje nós estamos sofrendo, não pela falta de políticas públicas do município, mas sim do estado, porque a maioria das ações [consequências] que o município está enfrentando é por culpa de outros municípios ao redor de Manaus”, enfatizou o vereador.

Segundo Mitoso, a falta de um plano abrangente para combater as queimadas e minimizar os efeitos das nuvens de fumaça revela a falta de comprometimento dos legisladores estaduais com a proteção do meio ambiente e criação de leis que minimizem o problema no Amazonas.

“Agora, temos que cobrar e não cabe a nós [vereadores]. Aí, no caso, [é cobrar] os deputados estaduais, no caso, a Aleam. Cobrar para fazer uma lei mais de prevenção e de cobrança realmente. O estado tem que ser operante, tem que estar vigilante para não acontecer nunca mais, porque ficou feio, nós somos notícia nacional […]. A culpa menor, talvez, seja do prefeito, pois é mais do governo do estado”, finalizou.

Casas Legislativas

Ao Portal AM1, a fala do vereador foi rebatida pela presidente da Comissão do Meio Ambiente na Aleam, deputada Joana Darc (UB), que, por sua vez, disse que o vereador esqueceu que as casas legislativas possuem a mesma atribuição. Sendo assim, segundo ela, se a culpa fosse da Aleam, seria dele também, que é vereador e faz parte do Poder Legislativo.

“Como Presidente da Comissão de Meio Ambiente, com nossa equipe técnica, atuamos em várias denúncias, cobrando dos órgãos ambientais a execução das penalidades em lei. Eu, pessoalmente, sendo mulher e grávida, fui combater queimadas pessoalmente em Manaus, atendendo denúncias de moradores de MANAUS e não o vi atuando dessa forma, porque discurso por discurso e cobranças, todos nós fazemos”, disse Joana.

A deputada ainda alegou que Mitoso cometeu um grande equívoco ao generalizar o problema das queimadas no estado. “Ele é vereador, tem que cobrar o Poder Executivo Municipal e não a Aleam”.

“Com relação a políticas públicas, temos várias proposituras em defesa do meio ambiente, bem como ações de conscientização e atuação diretamente nas denúncias para ajudar os órgãos ambientais”, finalizou a parlamentar.

Até esse domingo (29), o Corpo de Bombeiros do Amazonas havia combatido 2.532 incêndios, sendo  718 em Manaus e  1.814 no interior, segundo boletim divulgado pelo governo estadual.

LEIA MAIS: