Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Moraes suspende porte de armas em Brasília até 2 de janeiro

A decisão foi tomada para garantir a segurança durante a cerimônia de posse

Moraes suspende porte de armas em Brasília até 2 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes (Foto: Divulgação/STF)

BRASÍLIA – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, proibiu o porte e o transporte de armas de fogo em Brasília e em todo o Distrito Federal. O embargo começou nesta quarta-feira (28), a partir das 18h, e vai até 2 de janeiro, um dia após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A proibição valerá também para pessoas que tem o registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Se houver desrespeito à decisão, estarão cometendo um crime de porte ilegal de armas em flagrante.

Leia mais: Lula se reúne com Flávio Dino para discutir esquemas de segurança da posse

O pedido foi feito pelo futuro ministro da justiça, Flávio Dino, na última terça-feira (27), e assinado pelo delegado da Polícia Federal, Andrei Souza, que estará à frente da corporação no próximo governo.

A decisão foi tomada para garantir a segurança de Lula, autoridades e cidadãos durante a cerimônia de posse, que vai ocorrer no dia 1º de janeiro de 2023.

“Fizemos uma reflexão sobre a posse. Repassamos os fatos em função das ocorrências. Teremos policiais presentes para que tenha segurança”, afirmou Dino, ao falar com a imprensa sobre o pedido feito ao STF.

A suspensão de armas não se aplicará aos membros da Forças Armadas, integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), Polícia Legislativa e Judicial, e as empresas de segurança privada e de transporte de valores constituídas.