Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Política

Mudança no Código Eleitoral deve afetar cassação de prefeitos

Mudanças no Código Eleitoral podem afetar todos os municípios do AM, exceto Manaus; texto precisa ser aprovado até 1° de outubro de 2021

Mudança no Código Eleitoral deve afetar cassação de prefeitos

Foto: Reprodução

BRASÍLIA, DF – As novas mudanças no Código Eleitoral devem afetar principalmente o processo eleitoral e a cassação de prefeitos municipais em cidades com até 200 mil habitantes. O projeto deve ser votado na próxima quinta-feira (2) na Câmara dos Deputados.

Atualmente, caso o prefeito eleito seja cassado, são realizadas novas eleições. No entanto, com a mudança, caso o cassado não tenha recebido mais de 50% dos votos, o segundo colocado nas eleições pode assumir o cargo de prefeito. Já nos demais municípios com mais de 200 mil habitantes, o processo das novas eleições segue normalmente.

Leia mais: Câmara tenta viabilizar novo Código Eleitoral para eleições de 2022; veja vídeo

Caso a proposta seja sancionada, todos os municípios do Amazonas, exceto Manaus, serão afetados pelo novo código eleitoral. Atualmente, o município mais populoso do interior do estado é Parintins, no rio Amazonas, com 116 mil habitantes. Já o município com o menor número de habitantes é Japurá, no noroeste do estado, com 1.755 habitantes.

Mudanças

A mudança, entretanto, não é a única que está sendo levada para aprovação. Ao todo, são 905 artigos, e os deputados querem compilar todas as propostas em um único texto. As mudanças incluem temas como a inelegibilidade, transparência dos partidos políticos e fidelidade partidária.

O novo Código Eleitoral só poderá ser aplicado às eleições de 2022 se estiver em vigor até o dia 1° de outubro de 2021. Para isso, as novas regras devem ser aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, e sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

(*) Com informações do Poder360.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.