Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Mulher de ‘Tio Patinhas’ vai ao DF em dezembro em ato pelos direitos dos detentos

Luciane Barbosa esteve em Brasília hoje (13), no momento em que o ministro Flávio Dino está sendo cogitado para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Mulher de ‘Tio Patinhas’ vai ao DF em dezembro em ato pelos direitos dos detentos

(Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – Luciane Barbosa, esposa de Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, preso em 2022, suspeito de liderar uma organização criminosa, veio a público esclarecer que esteve no Ministério da Justiça nesta segunda-feira (13) para “buscar espaços institucionais para apresentar a pauta de direitos fundamentais e humanos do sistema carcerário”.

Em nota divulgada ainda na tarde de hoje, após repercussão negativa de Luciane nas dependências do Ministério da Justiça, ela afirma que estará em Brasília no dia 13 de dezembro, junto de “familiares de diversos estados do país”, que estarão “exercendo a sua cidadania e apresentando a sua pauta”.

“A minha luta é por garantir dignidade e direitos fundamentais ao meu esposo e a outros internos do injusto sistema carcerário de meu Estado e no Brasil”, diz um trecho da nota divulgada.

A esposa de “Tio Patinhas” afirma, ainda, que não faz parte de facção ou organização criminosa, mas que é criminalizada apenas por ser esposa de um detento. Barbosa destaca, também, que responde a um processo no qual foi absolvida em primeira instância, e neste, o Ministério público recorreu e ela foi condenada. No entanto, ela continua recorrendo par “provar” sua inocência.

Como mencionado anteriormente pelo Portal AM1, Luciane é presidente de uma Organização Não Governamental (ONG) que luta pelos direitos dos detentos. “Não enxergo que pratico crime em pedir as reuniões de interlocução e nem que as autoridades, que cumprindo o seu papel institucional para o qual foram eleitas, nos receberam em diferentes instâncias em Brasília, possam ser criticadas e descredenciadas por isto”, declara.

Para finalizar o seu esclarecimento, Luciane destaca que, em nenhum momento, tentou burlar a lei e que toda a sua atividade política sempre foi pública.

Leia a nota na íntegra:

Negativa

Mais cedo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, negou ter se reunido com a esposa de “Tio Patinhas” e afirmou que em nenhum momento se encontrou com organização criminosa, esposa, parente ou vizinho de líder de facção criminosa.

A reunião aconteceu no momento em que o ministro está sendo cogitado para o Supremo Tribunal Federal a fim de ocupar a vaga deixada por Rosa Weber, que se aposentou recentemente.

Se Flávio Dino for escolhido, o presidente Lula terá, na Corte, um aliado forte para enfrentar o extremismo bolsonarista.

LEIA MAIS: