Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

No Amazonas, PSB ignora presença de Ciro Gomes

Contrariando um entendimento nacional, a Direção Regional do PSB, no Amazonas, que tem como pré-candidato ao governo, o deputado estadual David Almeida, ignorou a presença de Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, durante visita dele ao Festival Folclórico ...

No Amazonas, PSB ignora presença de Ciro Gomes

Contrariando um entendimento nacional, a Direção Regional do PSB, no Amazonas, que tem como pré-candidato ao governo, o deputado estadual David Almeida, ignorou a presença de Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, durante visita dele ao Festival Folclórico de Parintins neste sábado, 30. Os dirigentes nacionais do PSB sinalizaram apoio a Ciro, no último dia 28 de junho.

Amazonino Mendes e David Almeida: unidos em torno da candidatura para presidente (Reprodução)

Nas redes sociais dos principais dirigentes do PSB, no Amazonas, não se viu menção a Ciro Gomes, como observado nos registros do presidente estadual da legenda, vereador Marcelo Serafim; presidente de honra do partido, deputado estadual Serafim Corrêa; e do próprio David Almeida.

Entre os socialistas do Amazonas, a orientação era que não fossem feitos comentários nem contra nem a favor de Ciro, nas redes sociais. O pré-candidato a presidente – que é do mesmo partido do governador Amazonino Mendes – foi cortejado apenas por aliados do governo.

Em reunião na semana passada, governadores do PSB pressionaram o partido a unir forças com a candidatura de Ciro Gomes  e deram como certa a aliança com o ex-governador do Ceará, conforme divulgado pela imprensa nacional.

A coalizão entre pessebistas e pedetistas ocorreu endossada pelo governador Márcio França (PSB), mas foi definida mesmo pelos caciques pernambucanos que se encontraram com o candidato nas últimas semanas. Entre eles, o vice-presidente nacional do PSB, Paulo Câmara, governador do estado, que se mostrou reticente sobre o movimento.

Rompimento com tucanos

Segundo o jornal Correio Brasiliense, fechar com o PSB era uma tarefa a ser cumprida cuidadosamente, ainda mais depois que o partido anunciou um namoro discreto com os tucanos. O ex-governador de São Paulo e também candidato ao Planalto, Geraldo Alckmin (PSDB), disse até que subiria nos palanques de França para reeleição como governador do estado. Foi Márcio França, aliás, que tratou de costurar o relacionamento dos pessebistas com Alckmin, rejeitado por parte dos filiados.