Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

STF suspende nomeação de Alexandre Ramagem como diretor-geral da PF

Na interpretação do STF, houve desvio de finalidade e desrespeito à lei na nomeação feita pelo presidente Jair Bolsonaro

STF suspende nomeação de Alexandre Ramagem como diretor-geral da PF

Foto: Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu nesta quarta-feira, 29, a nomeação de Alexandre Ramagem para a diretoria-geral da Polícia Federal.

Na interpretação do ministro, houve desvio de finalidade e desrespeito à lei na nomeação feita pelo presidente Jair Bolsonaro.

A posse de Ramagem estava marcada pelo Palácio do Planalto, para as 15h desta quarta-feira, 29

Ramagem havia sido nomeado na terça-feira, 28, e já estava despachando na sede da PF.

Em sua decisão, Moraes ressalta que o presidencialismo garante amplos poderes para o presidente, mas exige o cumprimento de princípios constitucionais e da legalidade dos atos.

Ponderou que o Poder Judiciário não pode interferir “subjetivamente” na administração pública, mas permite impedir que o Executivo “molde a administração pública em discordância a seus princípios e preceitos constitucionais básicos”.

No domingo, a Associação Nacional de Delegados da Polícia Federal (ADPF) chegou a enviar carta aberta ao presidente, alertando para clima de “instabilidade” e “crise de confiança” dentro da PF por causa das acusações e da possibilidade de indicação de um diretor-geral atendendo a critérios pessoais do presidente.

O clima na corporação ainda é de desconfiança em relação a Ramagem.

(*) Com informações do O Globo