Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Notícias

Empresário que denunciou corrupção na Seduc descumpriu contrato, diz Castro

Empresário que denunciou corrupção na Seduc descumpriu contrato, diz Castro

Francisco Dantas x Luiz Castro: acusações mútuas resultaram em mudanças no comando da Seduc (Reprodução)

O secretário estadual de Educação Luiz Castro disse que o empresário Francisco Dantas da Silva, dono da empresa Dantas Transportes Ltda., foi punido por descumprir cláusulas do contrato que a empresa dele tem com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a execução do serviço de transporte escolar, no valor de R$ 46,6 milhões.

A declaração foi dada durante uma live transmitida por Castro nesta quarta-feira, 28, um dia após ele pedir demissão ao governador Wilson Lima (PSC). A saída do ex-secretário foi motivada pela denúncia de Dantas ao Ministério Público de Contas (MPC) na qual o empresário atribui o valor do contrato com a Seduc à “obrigação” de pagar propina a agentes públicos.

Castro afirmou que dois motivos nortearam seu pedido de exoneração: “perseguição política e problemas de saúde”. Ele explicou que se tornou alvo “preferencial” de ataques por ser o único secretário do governo Wilson Lima que tem trajetória política extensa.

“Por eu ser um político com percurso de mais de 30 anos de trajetória e ser o único secretário do governo Wilson Lima com uma trajetória política extensa que eu me tornei o alvo preferencial de todo tipo de ataque”, apontou.

Leia mais

Com saída de Luiz Castro, governo fará pausa para escolher substituto para Seduc

Aliados pressionam Wilson Lima por mudanças na Seduc e SSP

MP vai investigar suspeita de enriquecimento ilícito em contrato do governo

Governo usará R$ 46 milhões do Fundeb para pagar empresa, sem licitação

Quanto às acusações de Francisco Dantas, o ex-secretário revelou que a empresa descumpriu o contrato ao não empregar monitores e teve descontado nas faturas, isto é,  no pagamento que ele não poderia receber. No áudio gravado ao Ministério Público de Contas, o empresário não citou essa informação.

Apesar da suspeita levantada contra Dantas, Castro admitiu que as denúncias feitas pelo empresário precisam ser apuradas.  “Ele fez uma denúncia que tem que ser apurada, que precisa ser investigada, e que nós já tínhamos iniciado investigação dos indícios de irregularidades há mais tempo e ampliamos a partir do dia 7 de agosto, muito antes do Ministério Público de Contas”, completou o ex-secretário da Seduc.

Provar inocência

Luiz Castro prometeu provar que não apoiou ou se omitiu diante de irregularidades na área do transporte escolar e quer que as investigações da Seduc continuem, com sua saída do cargo. “Em nenhum momento eu coadunei, apoiei ou fui omisso diante de irregularidades (…) da Seduc”, garantiu.

Ele declarou ainda que quer que seu pedido de demissão mostre a isenção dele na investigação das denúncias do empresário.  “Quero que a sindicância feita por esta secretaria continue sem que eu seja o secretário, que o Tribunal de Contas investigue, que os órgãos de controle investiguem, e se houve qualquer irregularidade, qualquer ação criminosa, que haja punição.”

Saúde abalada

Além de se sentir perseguido com as denúncias do empresário Francisco Dantas, Luiz Castro afirmou que saída da Seduc foi reforçada com a saúde abalada.

Ele afirmou que os ataques contra sua gestão afetaram sua vida pessoal e sua saúde “já debilitada”. O ex-secretário viaja amanhã, 29, para São Paulo, onde dará continuidade ao seu tratamento de saúde.  

Castro concluiu a transmissão da live afirmando que está se tratando de uma arritmia cardíaca. “Não vou cuidar da minha saúde por mim apenas, mas também pela minha esposa, pelos meus filhos e pelos meus amigos”, finalizou.