Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Coluna AM1

O racha bolsonarista no PL, entre Alberto e Menezes, ganha novo capítulo

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta sexta-feira (22). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

O racha bolsonarista no PL, entre Alberto e Menezes, ganha novo capítulo

Reviravolta

A briga pelo poder no Partido Liberal no Amazonas (PL-AM) ganhou um novo episódio nesta sexta-feira (22). A Justiça tornou nula a decisão que expulsou Coronel Menezes da sigla. Agora, pela lei, o compadre de Bolsonaro volta a dividir o mesmo teto [partido] que o desafeto político dele: Capitão Alberto Neto.

Não quero de volta

A esta coluna, o deputado federal Alberto Neto prometeu que vai provar, judicialmente, que a decisão pela expulsão de Menezes seguiu todo o rito legal no diretório municipal ao qual Alberto é presidente. Na ocasião, o deputado aproveitou para reafirmar que tem o aval de Bolsonaro.

Arqui-inimigo

A rivalidade entre Alberto e Menezes não é de agora. Desde as eleições de 2020, quando ambos disputaram a Prefeitura de Manaus, em lados opostos, eles trocam farpas, acusações e brigam entre si por quem, de fato, é o “queridinho” de Bolsonaro na capital amazonense.

Em 2022, eles até tentaram ser “amiguinhos”, mas a farsa logo caiu por terra após a eleição. Alberto ganhou força na sigla ao conquistar a reeleição na Câmara, e Menezes ficou em desvantagem ao perder a única vaga em disputa no Senado para o rival Omar Aziz (PSD). Em partido é assim: manda quem tem mandato.

Primeira classe

O deputado estadual Dr. George Lins (UB) está aproveitando muito bem o mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), é o que mostram os dados consultados pelo AM1 no Portal da Transparência. Parlamentar de primeira viagem, George Lins tá fazendo jus ao ditado popular e tem voado de um lado para o outro no espaço aéreo brasileiro e até no internacional. O novato foi o que mais viajou e recebeu diárias nos meses de julho e agosto. Foram R$ 44.162,71 até aqui. Mas, do jeito que está, sem parar em Casa, essa conta vai aumentar.

No trem de pouso

O segundo no ranking é o experiente Adjuto Afonso, também do UB. Foram nove diárias, seis a menos que George Lins, gastas nos meses de julho e agosto. Na lista de destinos estão: São Paulo, Porto Alegre, Brasília e até Nova York. A conta fechou em R$ 27.400,36.

Melhores do Congresso

Como antecipado por esta coluna, ontem, o senador Omar Aziz e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) foram dois dos três parlamentares que ganharam destaque pelo Amazonas como “melhores” no Congresso Nacional. Omar ficou em terceiro lugar na votação pela internet, enquanto Amom foi escolhido o melhor deputado federal do Estado na Câmara.

Combustível

Já o senador Eduardo Braga (MDB), que é um dos cem mais influentes no Congresso Nacional, ganhou destaque pelo júri especializado. O resultado foi comemorado pelo senador, que classificou o prêmio como sendo “combustível” para sua carreira política.

Quem tem bom senso vai aplaudir

O analista político Helso Ribeiro lembrou que Braga tem um currículo de peso, que o preparou para ser um dos líderes de um dos partidos mais importantes do país. “O Amazonas lucra sabendo que tem um representante atuante. E quem idolatra vai continuar idolatrando e, quem odeia, vai continuar odiando. As pessoas de bom senso vão aplaudir a postura, a luta que tem, às vezes, até contrariando alguns interesses pessoais dessas próprias pessoas”, analisou.

Não agradou a todos

Quem não gostou nenhum pouco do reconhecimento a Omar Aziz, como um dos “melhores” no Congresso, foi o rival Chico Preto (Avante). Para ele, Omar ajuda muitos políticos, mas não lhe agrada nenhum pouco com a “ausência” de ações, projetos e a defesa em relação aos principais assuntos do Amazonas.

Flashback

Para quem não lembra, esse Chico é aquele que já caminhou com Omar. Inclusive, foi líder do governo na Aleam, quando Omar comandou o Estado. Apesar do histórico de “parceria”, hoje, Chico tem Omar como um dos seus principais adversários políticos; embora essa disputa passe bem longe de ser acirrada nas urnas. Isso porque, na última eleição para Senado, Omar foi reeleito e Chico terminou com menos de 1% do total de votos válidos. Nessa coluna, é assim, a gente dá espaço para as críticas, mas não passa pano para ninguém!

Leia mais no Portal Amazonas1

Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)
(92) 99169-4681

Fale com o comercial
(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.
Clique no link https://l1nk.dev/adPJI