Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Política

Omar diz que Renan não pode mais mexer no texto vazado do relatório da CPI

Renan vazou parte do relatório final nesta segunda-feira; Omar disse que o relator "não tem direito de alterar o texto" após o vazamento

Omar diz que Renan não pode mais mexer no texto vazado do relatório da CPI

Foto: Pedro França/Agência Senado

BRASÍLIA, DF – O senador Omar Aziz (PSD-AM) demonstrou irritação ao saber que parte do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado teria vazado pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (18), Aziz disse que Renan não tem direito de fazer qualquer alteração no texto após o vazamento.

Segundo Omar, mesmo discordando da forma como Calheiros lidou com a situação, ele ainda vai votar a favor do relatório. “Você não pode jogar tinta nas pessoas e depois tirar. Antes de vazar, poderia mudar de ideia. Agora ele não tem mais direito de mudar”, afirmou.

“Eu sugiro ao Renan [Calheiros] que tudo aquilo que já vazou ele não tire uma linha, zero. Ele não tem o direito de fazer isso agora nem nós de pedirmos. O que queríamos era dar nossa contribuição para saber se tudo o que investigamos está dentro do relatório. Não é retirar. Se ele está tipificando, deve ter o argumento lá. Não quero que ele tire nada, nenhuma linha”, disse o presidente da CPI.

Leia mais: Omar Aziz ironiza viagem de Eduardo Bolsonaro a Dubai: ‘é o verdadeiro sheik’

Omar teria interpretado o vazamento do texto como uma pressão para impor o relatório. Ele destacou que o receio é jogar fora o trabalho por falta de um embasamento técnico correto no relatório.

“Sabe qual é o meu receio? Você tipificar uma coisa e isso cair por falta de conteúdo e colocar tudo a perder. Esse é o meu medo. É quando você faz uma denúncia frágil, sem embasamento técnico e isso cair. Isso me preocupa. Não adianta te acusar de 10 coisas, preciso te acusar de uma coisa bem feita e você será condenado do mesmo jeito”, afirmou.

A previsão é que o relatório final da CPI seja apresentado e lido em plenário na quarta-feira (20). O texto vai ser votado no dia 26 de outubro.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter