Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Órgãos montam força-tarefa para encontrar indigenista e jornalista inglês perdidos no AM

O Ministério Público Federal já acionou a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Força Nacional, além de estar recebendo apoio do Governo do Amazonas

Órgãos montam força-tarefa para encontrar indigenista e jornalista inglês perdidos no AM

Foto: Reprodução

Manaus – O Governo do Amazonas, o Ministério Público Federal (MPF) e a Frente Parlamentar Indígena do Congresso se uniram para tentar localizar o indigenista Bruno Araújo e do jornalista inglês Dom Phillips, do jornal The Guardian, que estão desaparecidos no Vale do Javari, no Amazonas.

O governador Wilson Lima (UB) determinou o envio de reforço policial especializado da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para Atalaia do Norte, com o objetivo de apoiar as buscas e as investigações do desaparecimento.

Leia mais: Indigenista e jornalista inglês desaparecem no Amazonas após ameaças de morte

Em nota, o governador informou que o titular da 50ª Delegacia Interativa de Polícia Civil (DIP), delegado Alex Perez, montou uma força-tarefa entre as polícias Militar e Civil, além de voluntários para intensificação das buscas na região, que já foram iniciadas.

Já Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento administrativo para apurar o desaparecimento do indigenista e do jornalista. O órgão público também acionou a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Força Nacional, a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e a Marinha do Brasil.

A Marinha já confirmou que conduzirá as atividades de busca na região, por meio do Comando de Operações Navais. Ainda de acordo com o MPF, o órgão continuará “intermediando as ações de buscas e mobilizando as forças pra assegurar a atuação integrada e articulada das autoridades, visando solucionar o caso o mais rápido possível”.

Leia mais: Caso Silvanilde: Polícia reforça que há provas contra agente de portaria: ‘ele tirou a vida da servidora’

A Frente Parlamentar Indígena do Congresso também reforçou o pedido de apoio das autoridades, com a devida urgência que o caso requer, para as buscas dos dois desaparecidos no Vale do javari.

Desaparecidos

O indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, estão desaparecidos há mais de 24 horas no Vale do Javari, no Amazonas. Os dois faziam o trajeto de barco entre a comunidade ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte, e deveriam ter chegado no município no domingo (5), o que não aconteceu.

A informação foi divulgada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), nesta segunda-feira (6), e afirma que o indigenista estava recebendo ameaças de morte.