Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Outdoor ironiza derrota de Arthur nas prévias do PSDB, que rebate: ‘política suja’

Grupo de direita espalhou outdoors pela cidade, alfinetando o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, que afirmou no Twitter, que isso é lamentável

Outdoor ironiza derrota de Arthur nas prévias do PSDB, que rebate: ‘política suja’

Foto: Reprodução / AM1

MANAUS, AM – O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), se tornou alvo de críticas dos apoiadores do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Nesta semana, foram espalhados outdoors nas principais avenidas de Manaus, mostrando o desempenho do tucano nas prévias do PSDB, além de afirmar que ele não teve tantos votos por conta do “histórico”.

Com os dizeres “Arthur Neto, quem te conhece não vota”, o outdoor localizado na Avenida Max Teixeira, zona Norte de Manaus, exibiu a porcentagem que o ex-prefeito recebeu nas prévias tucanas. Disputando com Eduardo Leite e João Doria, o manauara conquistou apenas 1,35% dos votos do partido.

João Doria foi quem venceu as prévias, com 53,99% dos votos e representará a sigla nas eleições presidenciais. Leite ficou em segundo lugar, com 44,66% dos votos. A derrota amarga de Arthur Neto não foi lamentada por ele, que participou das prévias com o intuito de dar voz à Região Norte.

No entanto, o período pós-prévias foi o que deixou os aliados do presidente Bolsonaro irritados com Arthur. O ex-prefeito de Manaus não poupou críticas a Bolsonaro e publicou uma “carta aberta” nas redes sociais, em que repudiava a autorização de garimpo em áreas da Amazônia, incluindo terras indígenas.

Leia mais: ‘CPI da Pandemia tem resultados’, comemora Omar após MPF desmembrar investigação

“Pare de errar tanto e fazer tanto mal ao seu povo. Defenda seu nome, sua reputação, sua respeitabilidade. Pense em deixar um legado para os brasileiros. Pense que sua opção é ser respeitado pela história ou se marcar como, talvez, o mais negativo presidente deste país. Aprenda a respeitar quem o critica com base e ciência. Vire as costas para os bajuladores e aproveitadores. Vire sua face de frente para os brasileiros”, disparou Arthur.

Criticando um lado e acolhendo outro, o ex-prefeito de Manaus se encontrou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que pode ter despertado ainda mais a fúria dos bolsonaristas amazonenses. Arthur preferiu deixar de lado o histórico entre os partidos e “acenou” para Lula durante um jantar beneficente, em São Paulo.

“Conversei com muita gente, incluindo o ex-presidente Lula da Silva. Nunca criminalizei, nem criminalizarei o diálogo. Minha longa trajetória na vida pública e o que meu pai me ensinou apontam esse como o melhor caminho. Sou fiel ao meu partido e não confundo diálogo com adesão”, afirmou.

Vale lembrar que em 2005, Arthur disse, em discurso no plenário da Câmara, que “daria uma surra” em Lula. No entanto, após o encontro entre políticos, ele relembrou que fez forte oposição contra o governo do petista.

Política suja

No Twitter, Arthur Neto se defendeu e disse lamentar que existam pessoas que querem sujar a política. “Sobre os outdoors que espalharam na cidade, respondo como Quintana: “eles passarão, eu passarinho”. Afinal, meu objetivo nas prévias do @PSDBoficial foi transformar a Amazônia em compromisso dos postulantes à presidência e inspirar amazonenses a quererem um dia governar este país”, escreveu o ex-prefeito.

Ele disse, ainda, que política é servir o Estado e o País, em pautas florestais e fluviais e lamentou tal agressão exposta em outdoors.

“Para mim, política é servir ao meu Estado, ao meu país, é defender nossa riqueza florestal e fluvial, enfim, é fazer o bem. O que tenho para falar sempre sai da minha boca. Não uso terceiros. Mas, fico pasmo como certas pessoas se satisfazem em tornar a política suja. Lamento!”, finalizou.

Confira a reportagem: www.facebook.com.br/portalamazonas1

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Arthur