Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Pleno do TJ-AM escolhe lista tríplice da OAB-AM para membro do TRE-AM

Lista será enviada ao TSE para aprovação, e posterior envio ao presidente Jair Bolsonaro, para escolha do nome do novo membro do TRE-AM

Pleno do TJ-AM escolhe lista tríplice da OAB-AM para membro do TRE-AM

O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) escolheu nesta terça-feira, 10, os nomes dos três advogados da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) que irão compor a lista para escolha do próximo membro do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM): José Fernandes Júnior, Antônio Adalberto Magalhães Martins e Affimar Cabo Verde Filho. Os nomes serão enviados à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministra Rosa Weber, e depois ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A composição dos TREs está definida na Constituição Federal e tem sete membros divididos em dois juízes, dois desembargadores, dois advogados da OAB-AM e um juiz federal.

A vaga em disputa é justamente a do advogado José Fernandes que está tentando a recondução ao cargo. Ele teve 12 votos dos 18 desembargadores presentes na sessão de escolha. O advogado Antônio Adalberto Magalhães Martins, teve dez votos e o advogado Affimar Cabo Verde Filho, teve oito votos. Em quarto lugar ficou o advogado Charles Garcia, com seis votos.

Lista tríplice

Procurado pela reportagem do Amazonas1 o advogado José Fernandes disse que acredita na sua recondução ao cargo. “Eu acredito que tenho muita chance, mas a escolha final será da lavra do presidente”, disse.

O mesmo sentimento foi externado pelo advogado Adalberto Martins, que disse que o processo passa a agora a ser político “e de convencimento junto a Presidência da República”.

O advogado Affimar Cabo Verde afirmou que os desembargadores cumpriram a Constituição de forma transparente no processo de escolha. “A submissão do nome ao colegiado é, em verdade, o movimento mais significativo que os interessados fazem visando a escolha pelo Presidente da República”, disse.