Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Plínio Valério defende plebiscito que analisa divisão do estado do Pará

Plínio disse que nas conversas que vem tendo com os grupos que querem a divisão e a criação de um novo Estado, é perceptível que esses 23 municípios têm independência financeira da capital Belém

Plínio Valério defende plebiscito que analisa divisão do estado do Pará

Foto: Montagem / Amazonas1

BRASILIA, DF – De volta aos trabalhos legislativos nesta semana, no Senado Federal, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) falou ao Portal Amazonas1, que vai cobrar dos seus pares a aprovação no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a aprovação do plebiscito que pede a viabilidade para divisão do estado do Pará, para assim criar um novo estado, no caso o Estado de Tapajós.

Plínio é relator do Projeto de Decreto Legislativo nº 508/2019 encaminhado pelo senador Siqueira Campos (DEM-TO). A matéria já foi avaliada há 10 anos, porém naquela ocasião não obteve êxito e volta a pauta de discussões novamente.

Questionado se essa possível separação no estado do Pará seria favorável para os dois lados, Plínio disse que será difícil, mas que neste momento defende o debate amplo, por meio do plebiscito e que esta já é uma luta que ultrapassa os 100 anos.

“Olha é difícil né [sic] que ela seja boa para ambos os lados, vai ter sempre alguém reclamando. Eu fui procurado por essa turma que pleiteia, já é uma luta de 170 anos, depois a gente pesquisou e os 23 municípios tem viabilidade econômica e merecem um plebiscito. Então o que eu estou dando como relator, é o direito ao plebiscito. Quanto a divisão é só o paraense que vai poder fazer isso, que é dono do seu destino. Então, o projeto do senador Siqueira Campos é para a realização de um plebiscito, o meu parecer também”, pontuou o senador do Amazonas.

Leia mais: Após um 2021 de sessões esvaziadas, Cidade diz que ‘cada deputado sabe seu dever’ em 2022

Plínio disse que nas conversas que vem tendo com os grupos que querem a divisão e a criação de um novo Estado, é perceptível que esses 23 municípios têm independência financeira da capital Belém, e eles têm como as principais fontes de renda, a exploração mineral e o agronegócio.

“Agora, ao longo dessas conversas a gente vê os argumentos, são 23 municípios que são mais isolados da capital, Belém, e estão mais ligados à Manaus. Eles têm exploração mineral e o agronegócio e eles estão lá querendo e eles têm esse direito. Então meu parecer é para realização do plebiscito e o mérito é com os paraenses”, disse.

Andamento do projeto e plebiscito

O senador disse que Jader pediu vistas do projeto, no ano passado, porém vai cobrar celeridade na temática assim que os trabalhos legislativos voltarem nesta semana.

“Eu já li o relatório na sessão da CCJ, o senador Jader Barbalho, com todo o direito que ele tem, pediu vistas. Já era final do ano e tinha a sabatina de André Mendonça e ficou para este ano. Então agora, essa semana eu já vou começar a cobrar para que seja votado na Comissão, aprovado, vai para o plenário do Senado. Depois vai para à Câmara Federal, começa a mesma luta lá, ou seja, é uma longa trilha a ser percorrida”, disse o senador.