Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Cidades

Polícia prende ‘Esquilo’, terceiro envolvido na morte de vereador no AM

Vereador do município de Tabatinga, Olímpio Guedes Olavo Júnior, de 30 anos, foi morto em maio de 2022

Polícia prende ‘Esquilo’, terceiro envolvido na morte de vereador no AM

Os investigadores chegaram até 'Esquilo' por meio de uma denúncia (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu Ewerton Silva de Jesus, 24, conhecido como “Esquilo”, por envolvimento na morte do vereador do município de Tabatinga, Olímpio Guedes Olavo Júnior, que tinha 30 anos. O crime ocorreu no dia 12 de maio de 2022, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.

Conforme o delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a prisão foi efetuada no mesmo bairro em que ocorreu o crime, nesta segunda-feira (06). Os investigadores chegaram até ‘Esquilo’ por meio de uma denúncia. O suspeito estava com uma tornozeleira eletrônica rompida.

“Essa é a terceira prisão envolvendo um grupo criminoso que tirou a vida do vereador e, no dia de hoje, prendemos o Ewerton, mais conhecido no mundo do crime como ‘Esquilo.’ Ele participou efetivamente dessa morte, um dos atiradores estava dentro do veículo que realizou esses disparos”, afirmou o delegado.

Ainda conforme o delegado, as investigações vão continuar, pois a motivação do crime ainda não foi esclarecida. Ele afirmou que deve haver um mandante e a polícia trabalha com algumas linhas de investigação sigilosas.

Ewerton era o último procurado por envolvimento na ação criminosa. No dia 23 de novembro de 2022, um indivíduo identificado como Casemiro Igor Barreto Bezerra, 30, foi preso no bairro São Jorge, zona oeste, por envolvimento no assassinato do vereador.

Já no dia 16 de fevereiro deste ano, no município de Garopaba (SC), as Polícias Civis do Amazonas e de Santa Catarina, em ação conjunta, realizaram a prisão de Hudison Andrade Guerreiro, de 28 anos, conhecido como “Gugu”, investigado por envolvimento na ação criminosa.

Vereador foi ameaçado

Em setembro de 2021, o vereador sofreu uma outra tentativa de homicídio. O parlamentar chegou a ser levado ao Pronto-Socorro após ser baleado no braço. Na época, ele atribuiu o crime a seu posicionamento político, no município de Tabatinga.

Olímpio havia assinado a CPI da Educação na Câmara do município, além disso, fez outras denúncias sobre a presidência do Parlamento Municipal.

A CPI foi instaurada logo após a Polícia Federal deflagrar Operação Maguta, que cumpriu dezoito mandados de busca e apreensão e doze medidas cautelares para afastamento dos cargos públicos no prazo de noventa dias, incluindo o prefeito da cidade, Saul Bemerguy.

“Não só por esta questão, mas por outras denúncias que nós temos feito. Foram empréstimos, foram feitas denúncias da Câmara em possíveis cartas marcadas e compras de apoio político”, disse o vereador ao Portal AM1.

Olímpio disse que já havia sofrido uma ameaça em agosto do mesmo ano, em que ele foi alertado que algo poderia acontecer com ele.

O crime

Vereador do município de Tabatinga, Olímpio Guedes Olavo Júnior, de 30 anos, morreu, na madrugada de 14 de maio de 2022, após ser alvejado com ao menos dois tiros, em 12 de maio, na rua Dom Jackson Damasceno, em Flores, zona centro-sul de Manaus.

Ele estava dentro de um veículo, por volta das 2h16, quando foi atingido. Baleado, Olímpio Guedes dirigiu até o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde morreu.

LEIA MAIS: