Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Projeto de Amom para remoção de medidores aéreos avança em Brasília

A medida concede às prefeituras de todo o Brasil o direito de remover os medidores aéreos já instalados nos municípios, a fim de evitar a poluição visual e proteger a arborização urbana.

Projeto de Amom para remoção de medidores aéreos avança em Brasília

Amom Mandel ( Foto: Instagram e Amazonas Energia)

Manaus (AM) – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), da Câmara dos Deputados, aprovou a proposta do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que visa retirar todos os medidores aéreos de energia elétrica dos municípios, em uma medida voltada para resguardar a arborização e a paisagem urbana. A aprovação foi comemorada pelo deputado nessa quinta-feira (2).

A medida concede às prefeituras de todo o Brasil o direito de remover os medidores aéreos já instalados nos municípios, a fim de evitar a poluição visual e proteger a arborização urbana. Uma vez que a instalação desses medidores, muitas vezes, requer cortes inadequados de árvores, e a proposta busca prevenir essa prática.

Além das remoções, a proposta inclui a possibilidade de as prefeituras exigirem das concessionárias uma autorização para as instalações do sistema de medição, seja externo, aéreo ou centralizado, fixado nos postes de energia elétrica.

“As empresas concessionárias têm instalado suas redes aéreas em altura absolutamente incompatível com a arborização urbana local, visando reduzir os custos de instalação e facilitar a manutenção da rede. Nós, que já temos problemas com falta de arborização urbana, temos mais um prejuízo quando as empresas precisam cortar as árvores, declarou o parlamentar.

Mandel citou Manaus como a segunda cidade com o pior índice de arborização do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele ressaltou que esse cenário contribui diretamente para o aumento das temperaturas no município, agravando os problemas já existentes devido às mudanças climáticas.

O PL ainda deve passar pelas comissões de Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania. Posteriormente, segue ao plenário da Casa Legislativa.

CMM

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Pode), parabenizou o ex-colega de bancada pela aprovação e disse que um reforço federal à causa é importante.

“Parabéns @eusouamom. Seguimos na luta contra esses famigerados medidores aéreos, que poluem visualmente nossa Manaus e outras cidades do país. Temos uma lei aprovada na CMM, em vigor. Agora, com reforço federal, avançaremos mais. Conte conosco, nosso deputado da Amazônia”, escreveu o presidente.

Ressalta-se que a lei municipal da CMM, é para impedir que novos mediadores aéreos sejam instalados em Manaus, sob justificativa que eles causam poluição visual na cidade, já a proposta de Amom é para a retirada dos já instalados.

LEIA MAIS: