Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Cenário

Projeto na CMM quer quitação trabalhista de empresas como exigência para serviço ao município

Conforme o autor do projeto, objetivo e garantir que trabalhadores tenham seus direitos garantidos, sobretudo o pagamento do salário em dia.

Projeto na CMM quer quitação trabalhista de empresas como exigência para serviço ao município

(Foto: Reprodução CMM)

Manaus (AM) – Está tramitando, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), um projeto de lei que exige que empresas prestadoras de serviços ao município comprovem a quitação trabalhista, mensalmente, a fim de garantir os direitos dos trabalhadores, sobretudo, o pagamento mensal do salário.

O projeto de autoria do vereador Peixoto (Agir) foi apresentando na Casa, nessa quarta-feira (9), e conforme o parlamentar, enfatiza que o projeto vai fortalecer o cumprimento das obrigações contratuais, ao mesmo tempo proteger o município nos casos de inadimplência da contratada e evita eventual responsabilidade subsidiária do poder público contratante.

“A ideia do PL é dar garantias aos trabalhadores para que os trabalhadores tenham a sua remuneração de direito garantida, mas ao mesmo tempo resguarda o município, evitando que sejam arroladas ações por conta das prestadoras de serviço”, explicou.

Ainda conforme o autor do projeto, apesar de já existir garantias de quitações como FGTS e INSS, na contratação de terceirizadas pela Prefeitura de Manaus, o PL nº 223/ 2021 tem como foco a garantia do pagamento mensal dos salários, uma vez que há situações em que o trabalhador fica até três meses sem receber.

Com a efetivação da Lei, para receber da Prefeitura, as empresas terão que comprovar o pagamento salarial do mês anterior. É assim que vamos assegurar o direito mensal do trabalhador”, concluiu Peixoto.