Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Cenário

Raiff Matos foi o vereador que mais faltou no primeiro mês de trabalho de 2024 na CMM

O vereador Raiff iniciou o ano de 2024 faltando a duas sessões, especificamente nos dias 21 e 28 de fevereiro.

Raiff Matos foi o vereador que mais faltou no primeiro mês de trabalho de 2024 na CMM

(Foto: Raiff Matos/Instagram)

Manaus (AM) – O vereador de primeiro mandato, Raiff Matos (Democracia Cristã), foi o que mais registrou ausências no primeiro mês de trabalho deste ano na Câmara Municipal de Manaus (CMM), segundo dados disponíveis no Portal da Transparência do Parlamento.

A Casa Legislativa realizou, em fevereiro, um total de oito sessões ordinárias – reuniões oficiais em que os vereadores apresentam projetos, discursam e participam de votações. As sessões são realizadas nas segundas, terças e quartas-feiras. Raiff esteve presente em apenas seis reuniões.

O Parlamento Municipal realizou as sessões nos seguintes dias: 6, 7, 19, 20, 21, 26, 27 e 28. Os dados foram consultados pelo Portal AM1 no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) no dia 13 de março, mesmo dia em que foram disponibilizados no site da CMM.

A frequência dos parlamentares é registrada de forma mensal, por meio de um relatório com o total de presenças, faltas, bem como os motivos das ausências de cada vereador.

Em sua maioria, os políticos justificam as faltas, ou seja, não sofrem descontos em seus salários, já que os motivos das ausências são amparados pelo Regimento Interno da Casa, que dispõe de oito identificações em casos de faltas dos parlamentares.

O que mais se ausentou

Raiff iniciou o ano de 2024 faltando a duas sessões, especificamente nos dias 21 e 28 de fevereiro.

A primeira falta foi justificada pelo motivo identificado como ‘AJ1’ – quando o parlamentar se ausenta por motivo de saúde ou por atestado de óbito de algum familiar. Já a segunda foi pelo motivo de força maior.

Outras faltas

Além de Raiff, outros quatro vereadores faltaram em fevereiro, sendo uma falta cada. Os outros parlamentares que estiveram ausentes em uma sessão no primeiro mês da volta aos trabalhos na Câmara foram: Diego Afonso (União Brasil); Márcio Tavares (Republicanos); Professora Jacqueline (União Brasil) e Professor Samuel (PL). No total, seis faltas foram contabilizadas no mês.

Diego não esteve na sessão do dia 19, pelo motivo ‘AJ3’, que é ‘licença para serviço ou missão de representação da Câmara Municipal e atividades inerentes ao mandato ou Maternidade ou Paternidade’.

Márcio faltou dia 28 por motivo de força maior; já a vereadora professora Jacqueline não esteve na reunião ordinária do dia 19 pelo mesmo motivo do colega Diego. Por sua vez, Samuel se ausentou no dia 28, por motivo de força maior.

Ao todo, cinco vereadores estiveram ausentes e trinta e seis participaram de todas as sessões de trabalho no período analisado pela reportagem do AM1, o que significa que 87,8% dos políticos da CMM foram assíduos e 12,2% ausentes no mês passado.

Outro lado

A nossa equipe entrou em contato com o vereador Raiff, por meio de sua assessoria de comunicação, para ele especificar os motivos das duas ausências registradas, mas até o fechamento da matéria, a nossa solicitação não foi respondida. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Confira o relatório de frequência:

LEIA MAIS: