Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Política

Ramos vai aproveitar encontro com Lula para pedir apoio em defesa da ZFM

O partido de Lula tem a maior bancada na Câmara dos Deputados e Ramos, que é vice-presidente da Casa, vai buscar esse apoio

Ramos vai aproveitar encontro com Lula para pedir apoio em defesa da ZFM

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – O deputado federal Marcelo Ramos (PSD) vai aproveitar a parada do ex-presidente Lula em Manaus, nesta segunda-feira (7), para articular apoio da bancada federal do PT na defesa dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM). O partido de Lula tem a maior bancada na Câmara dos Deputados.

“Acho que o mais importante nesse momento é que o Lula seja instrumento para apoio do PT na questão da Zona Franca de Manaus”, afirmou o deputado ao Portal AM1. O encontro com o petista está previsto para ocorrer por volta das 15h, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Leia mais: Parlamentares do AM ligam para Paulo Guedes e pedem revogação do decreto do IPI

Ramos, assim como outros parlamentares do Amazonas, busca fazer alterações no decreto assinado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) que reduz, de forma linear, a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Políticos e especialistas apontam que a medida reduz a competitividade da ZFM, colocando em risco o modelo econômico.

Na última sexta-feira (4), em entrevista ao AM1, o deputado federal falou sobre as dificuldade de avançar com um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) – ingressado por ele na Câmara, no dia 28 de fevereiro – exatamente pela falta de apoio político.

Leia mais: Ramos diz que se Paulo Guedes não receber bancada do AM para falar sobre IPI, vai ao STF

“O Projeto de Decreto Legislativo é como se fosse um projeto de lei para sustar os efeitos do decreto. A chance da gente [sic] conseguir isso na Câmara é remotíssima. Por quê? Porque é o Brasil inteiro contra a Zona Franca, mas nós precisávamos deixar claro [sic] a nossa indignação com a essa medida!”, disse.

Para o deputado federal, o decreto é inconstitucional. Além do PDL, Ramos e a bancada federal do Amazonas buscam diálogo e soluções com o Ministro Paulo Guedes e planejam, caso não tenham o resultado esperado, ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF).