Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Rivais se incomodam com ausência de David em 1º debate com pré-candidatos

Um dos pré-candidatos disse que David Almeida não foi ao debate porque não aceita ser contrariado e nem cobrado. E outros disseram que a sua ausência, bem como dos demais, é um desrespeito para com o eleitor.

Rivais se incomodam com ausência de David em 1º debate com pré-candidatos

(Fotos: Celso Maia/Portal AM1)

Manaus (AM) – A ausência do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no primeiro debate entre os pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, que aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, nesta sexta-feira (12), foi prato cheio para os que compareceram ao evento.

O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza 33) chegou a dizer que o prefeito não foi ao debate porque “não aguenta ser contrariado” e isso se reflete, hoje, no Legislativo municipal, no qual David Almeida tem perdido para a oposição na aprovação de projetos enviados pelo Executivo, principalmente.

“Para mim, um prefeito de capital que não tem coragem de vir num debate para defender a sua gestão já está assumindo publicamente a sua derrota. Se eu fosse prefeito, eu seria o primeiro. Ah, os outros candidatos vão me atacar? Sim! Vão me questionar? Sim! Faz parte. Ninguém te obrigou a ser prefeito”, afirmou o pré-candidato.

Outro pré-candidato que faltou ao debate foi o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que publicou em suas redes sociais que ‘perdeu o voo’, e, portanto, não poderia estar presente. Sobre a ausência do parlamentar, Wilker disse que ele não tem condições técnicas para ser o prefeito. “É tão irresponsável colocar o David como colocar o Amom”.

Para o pré-candidato do Partido Liberal (PL), deputado federal Capitão Alberto Neto, David Almeida está fugindo para não ser cobrado “pela péssima gestão que fez”.

“Aqui ele iria ser cobrado pela péssima gestão que fez, pelos péssimos índices educacionais, pela falta de construção de creche, pela falta de investimento de mobilidade urbana. Pouco se andou em Manaus, pois o atual prefeito gastou muita energia para pintar a cidade”, argumentou o pré-candidato de Bolsonaro em Manaus.

Já o defensor-geral do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas, Marcelo Amil (PSoL), único representante da esquerda no debate, lamentou a ausência dos demais, uma vez que, se o [pré] candidato se coloca como uma pessoa pública, consequentemente deve satisfação à sociedade.

“Eu só posso lamentar, porque eu entendo que, se você se dispõe a ser uma pessoa pública, você deve à sociedade, você deve à imprensa todas as respostas quando solicitadas. Então, no momento em que você é convidado para um debate e você se furta a esse debate, você está deixando de responder à sociedade que você está se dispondo a servir”, afirma Amil ao Portal AM1.

A novata na política, Maria do Carmo Seffair, presidente estadual do partido Novo, disse que a ausência, tanto do prefeito quantos outros pré-candidatos ao debate é uma falta de respeito para com o eleitor.

“Eu penso que é uma falta de respeito com o cidadão, porque, na medida em que um debate tem por objetivo apresentar o candidato e as suas propostas, quando ele falta, é como se ele estivesse menosprezando a opinião do eleitor”, diz a reitora da Fametro e pré-candidata a prefeita de Manaus.

Por que o prefeito não foi ao debate?

Como esperado, o prefeito David Almeida não foi ao debate de pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, por duas razões. A primeira é que ele justificou sua ausência por estar numa pauta da prefeitura, lançamento do “#SouManaus 2024” no Mirante Lúcia Almeida no mesmo horário marcado para o debate acontecer.

A segunda é que sua ausência é vista como uma forma de evitar desgaste antes mesmo do início da campanha eleitoral. O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), outro potencial candidato, confirmou ao Portal AM1 que também não iria ao debate, e assim o fez.

David Almeida aparece em primeiro lugar na última pesquisa eleitoral, desfalcando os adversários. Talvez, o prefeito não esteja “tão preocupado” em não comparecer ao debate, uma vez que está sempre com a agenda lotada de inaugurações e entregas da prefeitura.

 

LEIA MAIS: