Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Rosinaldo Bual se mantém na base do prefeito, mas agora pelo Agir

Vale lembrar que o partido Agir33 teve todos os votos invalidados pela Justiça Eleitoral do Amazonas, por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.

Rosinaldo Bual se mantém na base do prefeito, mas agora pelo Agir

(Foto: Divulgação/CMM)

Manaus (AM) – O vereador Rosinaldo Bual deixou o partido pelo qual foi eleito com 5.274 votos, em 2020, o PMN. Ele aproveitou a janela partidária e se mantém na base do prefeito, mas pelo partido Agir33.

O vereador é presidente da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e está no segundo mandato, porém, apresentou poucos projetos em prol das bandeiras que diz defender. Bual pode ter deixado o Partido da Mobilização Nacional, tido como de centro-esquerda, para demonstrar apoio ao prefeito de Manaus, David Almeida.

O Agir diz ser um partido de centro, e quer se fortalecer na capital do Amazonas. Mas vale lembrar que o partido Agir33 teve todos os votos invalidados pela Justiça Eleitoral do Amazonas, por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020, motivo pelo qual o vereador Antônio Peixoto foi cassado do cargo de vereador. A cassação foi votada no dia 12 de março pelo TRE-AM. A saída de Peixoto garantiu o retorno de Isaac Tayah à CMM.

A regra das cotas de gênero é prevista no artigo 10, parágrafo 3º da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições). E todas as legendas têm a obrigatoriedade de respeitar o percentual mínimo de 30% para candidaturas do gênero feminino.

Na janela partidária encerrada nessa sexta-feira (5), além de Rosinaldo Bual, os vereadores Dione Carvalho e Alonso Oliveira também abandonaram suas legendas para seguir no Agir33.

Ao todo, 24 vereadores que devem concorrer à reeleição deste ano, se desfiliaram das siglas anteriores e buscaram abrigo em outras legendas.

LEIA MAIS: