Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Rotta volta a criticar Arthur sobre viaduto do Manoa: ‘obra entregue irresponsavelmente’

As obras do viaduto foram retomadas nesta segunda-feira (15), com previsão de entrega em 60 dias

Rotta volta a criticar Arthur sobre viaduto do Manoa: ‘obra entregue irresponsavelmente’

Foto: Osmar Neto / Seminf

Manaus – Durante visita às obras de reparo do complexo viário Professora Isabel Victória, na avenida Max Teixeira, zona Norte, na manhã desta segunda-feira (15), ao lado do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o vice-prefeito, Marcos Rotta (DEM) “entornou o caldo” para cima do ex-prefeito da cidade, Arthur Neto (PSDB).

Rotta o classificou como irresponsável, por ter entregue uma obra muito importante para Manaus fora dos padrões de segurança para tráfego.

“Acompanhei hoje a retomada das obras do viaduto do Manoa, obra importantíssima para nossa cidade, porém, entregue irresponsavelmente pelo último prefeito com uma série de falhas técnicas, apontadas pelo CREA-AM,  inclusive”, escreveu Rotta nas redes sociais.

Erro primário

Essa não é a primeira vez que o vice-prefeito critica Arthur Neto e a obra do Manoa, assim como outras obras da gestão do ex-prefeito. No mês passado, ele já havia falado que os viadutos deixados por Arthur precisariam de “remendos”, entre eles, o complexo viário do São Jorge, na zona Oeste de Manaus.

“Ali, tem uma tubulação de gás que não foi desviada, aquilo é um erro primário. Você faz um viaduto e não desvia a tubulação porque vai custar mais caro. Agora, está um risco iminente lá. Nós estamos projetando, aqui, realizar umas obras de defensa “remendos” para proteger a tubulação da rede de gás”, disse ele na ocasião.

Bem, sabemos que a briga entre os dois políticos é antiga, não é só por causa das obras irregulares, mas pelo rompimento de ambos por questões políticas/partidárias. Nesse ínterim, Rotta se tornou aliado de Amazonino e assumiu como secretário da Região Metropolitana de Manaus (SRMM).

Em uma entrevista a um site local, no ano passado, Rotta disse que era constantemente “adubado” por Arthur, com promessas de apoio para uma futura candidatura.

“O nosso problema aconteceu em 2018, quando ele me chamou, eu era secretário de Infraestrutura e disse:  “Vamos precisar que você saia e se desincompatibilize da Seminf, porque eu gostaria que você fosse nosso candidato ao governo. Muitas vezes ele me ‘adubava’. Se [sic] prepare fulano não tem condições de se eleger, o ciclano tá muito velho, o outro não tem preparo. Aquilo veio me fazendo acreditar na possibilidade de realmente ser candidato”, disse à época.

Nas eleições de 2018, ao governo estadual, Arthur conseguiu emplacar chapa com o senador Omar Aziz e seu filho, Arthur Bisneto (PSDB).

Tobogã

O viaduto do Manoa foi entregue no dia 31 de dezembro e, no dia seguinte, foi interditado, devido às irregularidades e logo virou meme nas redes sociais e ficou conhecido como o “Tobogã” de Manaus, por se parecer com os aparelhos instalados em parques aquáticos.

A ansiedade de Arthur pela entrega da obra era tão grande, na virada do ano, que ao invés de desejar Feliz Ano Novo aos manauaras, ele desejou foi um “feliz aniversário” a Manaus, embora a cidade comemore sua fundação em 24 de outubro.

Assista:

Leia mais: CREA vai sugerir reparos em obra entregue às pressas por Arthur Neto

Obra segurada

O prefeito David Almeida também garantiu que as obras de reparo não custaram nada aos cofres públicos, uma vez que ela está segurada e o consórcio que recebeu R$ 47,1 milhões é quem deve arcar com o conserto do viaduto, que deve ser entregue nos próximos 60 dias.

“Ressalto que a obra tem seguro e é orçada em R$ 47,1 milhões, por isso, não haverá a necessidade da saída dos cofres da prefeitura. A nossa preocupação é com a segurança deste trabalho, que vem sendo executado seguindo um padrão, e acreditamos que será concluído no prazo mínimo de 60 dias”, disse o prefeito.