Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Coluna AM1

Silas Câmara está passando por provações ao perder 2ª batalha seguida em 2024

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta sexta-feira (16) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Silas Câmara está passando por provações ao perder 2ª batalha seguida em 2024

Derrotas

O ano de 2024 está sendo de muita provação para o pastor e deputado federal Silas Câmara (Republicanos), que sofreu a sua segunda derrota do ano na Justiça Eleitoral. Na mais recente decisão da Corte, foi negado um pedido de anulação de multa eleitoral aplicada ao deputado por campanha antecipada nas Eleições de 2022. Além disso, Silas está enfrentando um processo de cassação aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) no dia 31 de janeiro deste ano.

Sumiço

O ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento – que se converteu ao bolsonarismo e hoje preside o Partido Liberal (PL) no Amazonas – sumiu de suas redes sociais desde que a Polícia Federal, por meio da Operação Tempus Veritatis, passou a investigar Bolsonaro (PL) e o presidente nacional do PL, Waldemar Costa Neto. Até pouco tempo atrás, Alfredo vinha divulgando em suas redes sociais vídeos criticando Lula, o PT e idolatrando a extrema direita. Alfredo, seus aliados precisam de você nesse momento, coloque a cara no sol.

Animação

Diferente de Alfredo Nascimento, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), sim, aquele que passou o Carnaval azucrinando a paciência de Bolsonaro, na casa do ex-presidente, em Angra dos Reis (RJ), por apoio nas Eleições de 2024; está todo empolgado com a convocação para o ato bolsonarista do dia 25 de fevereiro na avenida Paulista, em São Paulo. Alberto tem posado para fotos ao lado do ex-presidente em reuniões que antecedem o ato marcado para o próximo domingo na capital paulista. Dos oito deputados federais do Amazonas, ele é o único – até o momento – com o nome na lista que consta 49 deputados federais confirmados para o ato.

Indefinição

Coronel Menezes (PL) não quer ficar de fora das eleições deste ano. Depois de se apresentar como pré-candidato a prefeito de Manaus, restou para ele a figura de vice em uma possível chapa puro-sangue encabeçada por Capitão Alberto Neto (PL). Porém, parece que o nome de Menezes ainda enfrenta resistência dentro da direção do partido, embora Bolsonaro tenha sinalizado que seria juiz de paz no casamento de Alfredo Menezes e Alberto Neto. Como garantia para integrar a chapa, Menezes tem os números das urnas: mais de 500 mil votos só em Manaus na última eleição para o Senado (2022). “Como é que alguém com essa quantidade de votos vai ficar de fora da eleição?”, questiona o Coronel.

Nomeações

Em seu primeiro ato oficial como presidente da comissão provisória do União Brasil no Amazonas, o governador Wilson Lima (UB) nomeou, nesta sexta-feira (16), 32 comissões provisórias municipais para dirigir o partido no interior do estado. Atualmente, o partido conta com 41 dos 62 prefeitos de municípios do Amazonas. No mês passado, Wilson e Pauderney Avelino (UB) selaram trégua em guerra pelo comando do partido. Pauderney ganhou de presente do governador a cadeira de Fausto Jr. (UB) na Câmara federal em troca de abrir mão do posto. A ideia é unir a sigla no Estado, acabar com a rixa política e eleger o maior número de prefeitos e vereadores, assim como as eleições de 2022, quando o partido saiu vitorioso na Aleam com a maior bancada (seis cadeiras).

Cobrança

O vereador Caio André (Podemos), presidente da CMM, entregou, na manhã desta sexta-feira (16), bolas, chuteiras e uniformes a jovens do projeto “Craques da Bola”, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus. Curioso é que a quadra escolhida para a entrega dos equipamentos não é coberta e necessita de uma reforma urgente. Em meio à repercussão negativa do registro de preços no valor de R$ 2,8 milhões para a aquisição de equipamentos de informática na CMM, muitos leitores do Portal AM1 têm questionado o porquê de o valor não ter sido revertido em emendas parlamentares para ser destinado à reforma ou cobertura de quadras poliesportivas nas comunidades.

Medidores aéreos

Ganhou força nesta sexta-feira (16), nas redes sociais e em alguns blogs de notícias, a informação de que a Justiça federal teria autorizado à Amazonas Energia a retomar a instalação de medidores aéreos de energia elétrica na capital amazonense. A meta da empresa é chegar em 2030 com pelo menos 70% dos medidores inteligentes instalados em Manaus. Procurada pelo Portal AM1, a assessoria da Amazonas Energia disse que ainda apura, junto ao jurídico, se a informação de autorização da retomada das instalações dos medidores é válida.

Cadê o folião?

E por falar em Amazonas Energia, alguém aí sabe do deputado Sinésio Campos (PT), presidente da CPI da Amazonas Energia? Esta coluna vem tentando contato com o petista desde o início da tarde de hoje, para saber qual o posicionamento do deputado sobre a possível retomada da instalação dos medidores aéreos, mas não obtivemos retorno. Na última segunda-feira (12), ele estava curtindo a Banda do Gigante, na zona Leste, evento em que é um dos organizadores e este ano criticava justamente a Amazonas Energia. Agora, diante da polêmica, o deputado deu um chá de sumiço na equipe do Portal AM1.

Substituição

O vereador Fransuá (PV), que ocupava o cargo de líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi substituído no posto pelo vereador Eduardo Alfaia (PMN). A troca tardou, mas não falhou. No final do ano passado, assim que completou um ano na posição de líder, Fransuá quase saiu de cena em meio aos atritos entre o prefeito e a CMM, e só conseguiu se manter no cargo por mais dois meses porque a Prefeitura conseguiu, embora na segunda tentativa, ter o aval do Poder Legislativo municipal para empréstimo de R$ 580 milhões.

Estratégia

A substituição de Fransuá (PV) indica que o prefeito quer fortalecer sua base na Câmara, mas será que Eduardo Alfaia (PMN) é um nome capaz disso? Um líder bem articulado na Casa foi Marcelo Serafim (PSB), que preferiu deixar o posto por não querer caminhar mais com o prefeito David Almeida (Avante). Circula nos bastidores que a insatisfação de Marcelo com David teve início na campanha da eleição para deputado federal, quando Marcelo concorreu pelo Avante, mas não conseguiu o apoio que esperava do prefeito e acabou derrotado nas urnas.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI