Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Sindicato do AM e FENAJ repudiam atitude de Saullo Vianna por bloquear jornalista do Portal AM1

O bloqueio ocorreu após a jornalista constatar que o deputado federal Saullo Vianna disseminou Fake News (notícia falsa) em seu perfil no Instagram.

Sindicato do AM e FENAJ repudiam atitude de Saullo Vianna por bloquear jornalista do Portal AM1

Saullo foi eleito deputado federal do Amazonas pelo União Brasil (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Nesta quarta-feira (17), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) divulgaram nota de repúdio à atitude do deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) em bloquear, em seu perfil no Instagram, a jornalista Wal Lima, correspondente do Portal AM1, em Brasília.

LEIA TAMBÉM: Pego na fake news, Saullo Vianna desce o nível e tenta desqualificar jornalista

O bloqueio ocorreu após a jornalista constatar que o deputado disseminou Fake News (notícia falsa) ao publicar um story em seu perfil, no Instagram, informando os eleitores e seus seguidores de que participou de uma reunião da reforma tributária, quando na verdade faltou ao compromisso.

As duas entidades de representação aos jornalistas profissionais condenam a produção e divulgação de fake news e, também, a atitude do parlamentar em bloquear a jornalista, pois ressaltam que ele, como um homem público e com mandato, deve prestar conta de suas ações como representante do povo.

Confira a nota na íntegra do Sindicato e da Federação:

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, entidades de representação dos jornalistas brasileiros, manifestam irrestrito repúdio a postura do deputado Saullo Vianna que, ao ser denunciado pela ausência na reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Tributária, realizada na quinta-feira, 11/05, bloqueou a jornalista Wal Lima, do Portal AM1, em seu perfil no Instagram.

Em trecho da Nota enviada pela assessoria do parlamentar, ele argumenta que “minhas redes sociais são particulares e, como cidadão, tenho o direito de escolher quem tem acesso a elas”. E prossegue: “… faço questão que minha página na internet e no site da Câmara sejam atualizadas diariamente, inclusive para abastecer a imprensa”.

Ocorre que a decisão de bloquear a jornalista não teve origem em questões particulares do parlamentar denunciado ou em algo que pudesse ter atingido sua honra, mas em uma matéria jornalística que o desagradou pois tornou pública sua ausência como mostra o painel de presença do GT da Reforma Tributária, em imagem anexada no corpo da matéria.

Como consequência, também, grave, tentou enganar os eleitores e a população no Amazonas, visto que produziu e publicou notícias falsas (Fake News) ao tentar negar a ausência na reunião com a publicação de foto de participação em uma reunião anterior na Câmara Federal.

É importante afirmar que o Instagram está aberto para qualquer pessoa ter acesso. A conta em questão não se encontra fechada. Além do que, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), o eleitor ou o cidadão comum pode solicitar à Câmara Federal, informações sobre o trabalho de qualquer um dos 513 deputados federais.

A FENAJ e o SJPAM condenam a produção e divulgação de notícias falsas, bem como ato de bloquear a jornalista no Instagram pois o deputado Saullo Viana se constitui em uma figura pública, e como tal, deve explicações de seus atos à sociedade, na condição de representante político com mandato. Por fim, nos solidarizamos com a jornalista Wal Lima, repórter do Portal AM1, reafirmando a importância da ética na busca da verdade dos fatos e de informações de interesse público e social.

Manaus, AM, 17 de maio de 2022.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ”

LEIA MAIS: