Manaus, 28 de abril de 2025
×
Manaus, 28 de abril de 2025

Cenário

Só haverá avanços na causa feminina quando mulheres votarem em mulheres, afirma Anne Moura

Atualmente a bancada municipal é composta por apenas 4 mulheres, que não chega nem a 30% do quantitativo exigido pela lei eleitoral.

Só haverá avanços na causa feminina quando mulheres votarem em mulheres, afirma Anne Moura

(Foto: Reprodução/redes sociais - Facebook))

Manaus (AM) – A candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores, Anne Moura, afirmou, nessa terça-feira (6), que almeja fazer parte do Parlamento municipal, pois, hoje, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) não possui sequer a porcentagem que deveria de representação feminina. A secretária nacional de mulheres do PT destacou que, se as mulheres querem ver avanços, é necessário eleger quem entende do assunto: as próprias mulheres.

“Precisamos ‘mulherar’ a política, pois somos a maioria do eleitorado e população e nós somos apenas quatro mulheres. Se não há representaes sufucientes, tem alguma coisa de errada nessa história, [claro], tem muito da cultura de a gente não creditar [nas mulheres na política]. Mas o debate que estou fazendo é: se nós tivéssemos alguém ali [na CMM], que entendesse o que só nós mulheres entendemos, a menstruação, a dificuldade de deixar o filho no trabalho, etc; se somos nós que sentimos isso, então somos nós quem devemos estar lá defendendo prioridades para nós”, disse.

Segundo a entrevistada, essas causas continuam relacionadas com a questão cultural e de direitos humanos, já que, culturalmente, a sociedade é regida por homens que priorizam outras áreas que eles acham importantes e a causa feminina vai ficando de lado.

“E por que não acontece? Porque que quem está lá, na maioria, são homens e eles elegem aquilo que eles acham importante, e é por isso, que tem que ter mais mulheres [na política]. Meu nome está à disposição da população, que conhece o meu trabalho, eu quero muito ser eleita vereadora e tenho certeza que vou fazer a diferença. Mas o principal é que nós precisamos colocar na ‘Ordem do Dia’ da Câmara Municipal de Manaus a pauta das mulheres”, argumentou.

A candidata petista disse que, quando o inverso acontecer, de o Parlamento municipal ter apenas quatro homens e o restante ser preenchido por mulheres, haverá avanços significativos para elas.

 

LEIA MAIS: