Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Sob reclamação da base de Wilson Lima é lido pedido de impeachment na Assembleia

Leitura em plenário do expediente com o pedido de impeachment de Wilson Lima dá início formal à tramitação na Assembleia

Sob reclamação da base de Wilson Lima é lido pedido de impeachment na Assembleia

Após mais de uma hora do início da sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), o presidente Josué Neto (PRTB), à revelia dos parlamentares de base do governado, leu o expediente desta terça-feira, 11, em que consta o pedido de impeachment contra o governador Wilson Lima (PSC) e o vice-governador Carlos Almeida (PTB), feito pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam).

O Simeam pede contra Wilson e Carlos a perda do mandato público, bem como, a inabilitação para exercer função pública pelo prazo de cinco anos pela “prática de crimes de responsabilidade e improbidade” nas ações contra a pandemia de coronavírus no estado.

Com a leitura formal da Decisão nº 03/2020 da Presidência da Assembleia Legislativa, que acolheu o pedido de impeachment do governador e vice, o documento passa a partir de hoje a tramitar formalmente sob o Regimento Interno da Assembleia.

Leia mais: Sindicato dos Médicos pede impeachment de Wilson Lima

Base

Desde a segunda-feira, por meio de requerimento do deputado Saulo Viana (PTB), os parlamentares da base de Wilson buscam retirar Josué Neto da presidência do processo de impeachment, alegando o interesse direto do deputado com a retirada do governador do cargo.

“O presidente está tomando atos decisórios importantes no âmbito dos procedimentos de impeachment de forma absolutista e monocrática, sem qualquer consulta à Mesa ou ao Plenário”, afirma Saullo viana no documento.

Leia aqui o requerimento assinado pelos deputados Saullo Viana, Carlinhos Bessa, Alessandra Campelo, Cabo Maciel, Abdala Fraxe, Therezinha Ruiz, Belarmino Lins, Dr. Gomes, Adjuto Aonso, Álvaro Campelo, Augusto Ferraz e Joana Darc.

Na manhã de hoje, a deputada Alessandra Campelo (MDB), apresentou novo requerimento para votar a suspeição do presidente da Assembleia. Apesar do esforço da deputada em pedir a votação em plenário de quem concordava com a suspeita da presidência de Josué Neto no processo.

O pedido, sequer, foi colocado em debate pelo presidente Josué Neto, que ignorou os protestos da base e leu o expediente de hoje. Veja aqui o expediente da ALE desta terça.

“Eu quero que você responda aos questionamentos feitos por mim, porque o processo não passou por nós como as denúncias movidas no início do ano? Esse processo não representa a Casa como um todo, Vossa Excelência não pode fazer decisões em nome da Casa sem antes consultar todos os seus integrantes”, disparou Alessandra Campelo.

‘Não estou julgando’

Em contraponto aos parlamentares da base, o presidente Josué Neto, afirmou que não fará parte da comissão especial e que não faz “julgamento” do governador e do vice.

“Não há julgamento da minha parteao governador, eu não estou julgando o governador. Quem vai julgar o governador é a comissão. Eu não participarei dessa comissão, portanto não terá julgamento da minha parte. Muito menos ao vice-governador. Eu não participarei desta comissão, eu não sou membro desta comissão”, rebateu Josué Neto.

É esperada para esta terça-feira a criação da Comissão Especial que irá avaliar a denúncia contra o governador e emitir parecer favorável ou não pelo impedimento. Serão escolhidos entre os blocos partidários 16 deputados para comporem a comissão.

Leia mais: Wilson Lima diz que impeachment é ‘decisão solitária’ de Josué

*Mais informações em instantes