Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

TRE confirma cassação do vereador Sandro Maia

Pela decisão do TRE-AM, Sandro Maia perde o mandato imediatamente; o primeiro suplente o ex-vereador Gilmar Nascimento assumirá a vaga

TRE confirma cassação do vereador Sandro Maia

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) confirmou a cassação do vereador Sandro Maia (DEM) por uso de instituto que leva seu nome para obtenção de votos na eleição de 2020. O tribunal decidiu de forma unânime cassar o mandato do vereador confirmando a decisão proferida em setembro de 2021, pelo juiz Rogério José da Costa Vieira, da 1ª Zona Eleitoral do Amazonas. 

O tribunal determinou o afastamento imediato de Maia da CMM.

Sandro Maia foi o único vereador eleito pelo Democratas para compor a Câmara Municipal de Manaus (CMM), com 5.021 votos. O primeiro suplente o ex-vereador Gilmar Nascimento (DEM), que recebeu 4.714, assumirá a vaga.

Leia mais: Colega de partido, Gilmar Nascimento quer vaga de vereador Sandro Maia

Justiça

Em dezembro de 2020, antes da posse da nova legislatura, Gilmar ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, acusando Sandro Maia de abuso de poder econômico por ter usado a estrutura do instituto em promoção da sua candidatura.

O autor da ação apresentou fotos de ações sociais do Instituto Sandro Maia publicadas pelo então candidato.

O advogado Cristian Mendes, que fez sustentação oral no julgamento desta terça-feira (8) mostrou, por exemplo, que a própria votação de Sandro mostra que ele fez uso do instituto para se eleger.

Leia mais: Reis tenta encerrar fala de Guedes contra David Almeida na CMM: ‘Se for para elogiar, pode ficar 50 minutos?’

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter.